Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoVitorGoepfertMeneguim.pdf546,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordeiro, Alessandro Borges-
dc.contributor.authorManeguim, João Vitor Goepfert-
dc.identifier.citationMENEGUIM, João Vitor Goepfert. Aulas de violão popular na Escola Cursos Livres Musicais: um estudo sobre o ensino coletivo de instrumento. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou investigar e descrever os desafios encontrados por um professor dentro do ensino de violão em grupo, em uma turma composta por alunos de níveis instrumentais heterogêneos, no ambiente do curso de Violão Popular da escola CLM – Cursos Livres Musicais. Os desafios estavam relacionados principalmente em reunir e organizar músicas e atividades que trabalhassem com todo o grupo. O objetivo geral deste trabalho foi examinar e relatar como este curso foi realizado no período de março de 2016 até o início de junho do mesmo ano. Esta pesquisa focou na observação da heterogeneidade entre os alunos, fator comum na modalidade de aulas instrumentais coletivas, objetivando observar como é possível organizar atividades que possam envolver alunos de diferentes níveis no instrumento; qual a interação que os alunos tem entre si durante as aulas; quais foram as formas de ensino/aprendizagem do conteúdo aplicado; verificar qual foi a resposta dos alunos perante o processo. A revisão da literatura foi fundamentada em experiências e trabalhos sobre o ensino de instrumento em grupo. Com uma abordagem qualitativa, buscamos descrever o processo de ensino através da observação participante e da aplicação de uma breve entrevista com os alunos. A partir da revisão de literatura, da observação e da fala dos próprios alunos, os resultados apontam que é possível montar atividades e ensinar músicas que contam com a participação de alunos de níveis heterogêneos, incentivando e induzindo a interação e aprendizagem entre os mesmos. Este trabalho visa contribuir com os estudos sobre o ensino instrumental em grupo, principalmente para violão, mas também com possíveis colaborações para a mesma modalidade em outros instrumentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAulas de violão popular na Escola Cursos Livres Musicais : um estudo sobre o ensino coletivo de instrumentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-10T20:50:19Z-
dc.date.available2016-08-10T20:50:19Z-
dc.date.submitted2016-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInstrumentos musicaispt_BR
dc.subjectViolão - instrução e estudopt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to investigate and describe the challenges encoutered by a teacher within the guitar teaching group, in a class composed by students of heterogeneous instrumental levels, inside of the popular guitar course of the school CLM – Cursos Livres Musicais. The challenges were related mainly to gather and organize songs and activities to work with the whole group. The aim of this study was to examine and report how this course was conducted from March 2016 until the beginning of June of the same year. This research focused on the observation of the heterogeneity among the students, a common factor in the form of collective instrumental classes, aiming to observe how it’s possible to organize activities that can involve students of different levels in the instrument; which interaction the students have among themselves during the classes; which were the teaching and learning forms of the applied content; verify what was the response of the students before the process. Literature review is based in experiences and works about instrumental group teaching. With a qualitative approach, we seek to describe the process of teaching through the participant observation and a brief interview with the students. From the literature review, the observation and the speech of the students themselves, the results show that it is possible to set activities and teach songs that count with the participation of students of different levels, encouraging and inducing the interaction and learning between them. This work can contribute with more studies about the instrumental group teaching, mainly for guitar, but also with possible contributions to the same modality in other instruments.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons