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Título: O ensino da improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos
Autor(es): Paixão, João Jorge dos Anjos
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Improvisação (Música)
Guitarra
Escola de Música de Brasília
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: PAIXÃO, João Jorge dos Anjos. O ensino da improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa buscou verificar como o curso de guitarra da Escola de Música de Brasília, capacita os alunos a atuarem e improvisarem em diversos estilos musicais em suas atuações profissionais fora do contexto da escola. A revisão de literatura inclui pesquisas sobre improvisação na guitarra (RODRIGUES, 2014; CHERNICHARO, 2009; ALBINO, 2009; ZENICOLA, 2007; SILVA, 2013; MONZO, 2014; GUENOZI, 2014; CORTES, 2012) sobre o ensino de guitarra em escolas formais (CHERNICHARO, 2009; ALBINO, 2009; SILVA, 2013) sobre o ensino informal e autoaprendizagem (GARCIA, 2010; GARCIA, 2011; LEÃO, 2014) sobre a mapeamento de pesquisas no Brasil e sobre ensino e aprendizagem de guitarra (FIGUEIREIDO, 2013). A referência teórica usada neste trabalho apoia-se no conceito de improvisação idiomática de Garcia (2012) e Rodrigues (2014). A pesquisa empregou uma metodologia qualitativa (MORESI, 2003; QUEIROZ, 2006; GOLDBERG, 1997) com uma entrevista estruturada e duas entrevistas semiestruturadas (BONI e QUARESMA, 2005). Participaram da pesquisa três guitarristas formados no curso técnico da Escola de Música de Brasília. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de guitarra oferecido pela escola utiliza a metodologia do jazz e foca o ensino de improvisação neste estilo, raramente sendo abordados outros estilos e gêneros. De acordo com os alunos, a escola proporciona ferramentas para que eles, como autodidatas, consigam improvisar em outros estilos.
Abstract: This research aimed to investigate how the course of Guitar at the Music School of Brasilia enables students to perform and to improvise in various musical styles outside the school context. Literature review includes research on improvisation on guitar (RODRIGUES, 2014; CHERNICHARO, 2009; ALBINO, 2009; ZENICOLA, 2007; SILVA, 2013; MONZO, 2014; GUENOZI, 2014; CUTS, 2012) on guitar education in formal schools (CHERNICHARO, 2009; ALBINO, 2009; SILVA, 2013) on the informal education and self-learning (GARCIA, 2010; GARCIA, 2011, LION, 2014) on the research mapping in Brazil and on teaching and learning guitar (FIGUEIREDO, 2013). Idiomátic improvision will be a theoretical concept used in the work (GARCIA, 2012; RODRIGUES, 2013). The research employed a qualitative methodology (MORESI, 2003; QUEIROZ, 2006; GOLDBERG, 1997) with a structured interview and two semi-structured interviews (BONI and LENT, 2005). Participated in the research three guitarists trained in the technical course of Brasilia Music School. Survey results reveal that the focuses on improvisation jazz methodologies and contents, rarely addressing improviosation in other styles and genres. However, according to the students, what and how they learn at school provides tools that will help them, to improvise in other styles, even though this will happen as a self-taught processes outside school.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2016.
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