Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FranklinBerthoniRibeiroLeite.pdf604,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Montagem do gerador de Van de Graaff para o uso em atividades experimentais no ensino de física
Autor(es): Leite, Franklin Berthoni Ribeiro
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Geradores elétricos
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: LEITE, Franklin Berthoni Ribeiro. Montagem do gerador de Van de Graaff para o uso em atividades experimentais no ensino de física. 2015. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Diante das limitações e dificuldades que o professor encontra em sala de aula para o ensino de Física e execução de atividades experimentais, a presente pesquisa tem como objetivo propor o uso do gerador de Van de Graaff. Serão apresentados os componentes do gerador, destacando o seu funcionamento e aplicação, além de mostrar o processo de montagem de um modelo confeccionado a partir de materiais de fácil obtenção. Com base nos conteúdos de eletromagnetismo, foram elaboradas propostas de atividades e as possíveis abordagens das mesmas com o gerador. Essa pesquisa não tem o enfoque de avaliar a eficácia do recurso, mas, possibilitar uma alternativa ao professor em sala de aula.
Abstract: Faced with the limitations and difficulties that the teacher is in the classroom for teaching physics and execution of experimental activities, this research aims to propose the use of the Van de Graaff generator. Will be presented the components of the generator, highlighting its functioning and application, as well as showing the assembly process of a model made from easily obtainable materials. Based on electromagnetism content, activities proposals were prepared and possible approaches of the same with the generator. This research is not the focus of evaluating the effectiveness of the remedy, but allow an alternative to the teacher in the classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons