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dc.contributor.advisorIturri de La Mata, José Antonio-
dc.contributor.authorNóbrega, Brenda Rhanielly de Lima-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Brenda Rhanielly de Lima. Programa Nacional de Melhoria do Acesso a Qualidade da Atenção Básica: uma análise do instrumento de avaliação externa. 2015. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação da qualidade dos serviços de saúde apresenta-se como uma necessidade e um desafio para o Sistema Único de Saúde. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi instituído pela Portaria Nº 1.654 GM/MS do dia 19 de Julho de 2011, com objetivo central de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica. Sua fase de desenvolvimento apresenta quatro dimensões (autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional) essenciais para promover mudanças na gestão e no cuidado em saúde. Com base nisso, este estudo tem por objetivo analisar o instrumento de avaliação externa do segundo ciclo do PMAQ-AB para a avaliação da autoavaliação, monitoramento, educação permanente e apoio institucional, de acordo com dois enfoques de avaliação da qualidade: enfoque sistêmico (categoria de estrutura, processo e resultado) e o enfoque dos pilares da qualidade (categoria efetividade). Trata-se de uma pesquisa exploratória com análise documental. Analisou-se o instrumento de avaliação externa, partindo das quatro dimensões e a partir da proposta do modelo sistêmico (estrutura, processo e resultado) de Donabedian (1988), utilizando ainda, uma categoria dos pilares da qualidade, efetividade, para análise da categoria resultados. Observou-se que as perguntas do instrumento referem-se principalmente à categoria processo e estrutura, respectivamente. Os questionamentos referentes à resultado (efetividade) aparecem em menor escala em todas as dimensões avaliadas. Refletir sobre a avaliação de dimensões essenciais para o trabalho da equipe de saúde é fundamental para a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica, bem como a análise do instrumento do PMAQ-AB é fundamental para a sustentabilidade e o reconhecimento do programa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma Nacional de Melhoria do Acesso a Qualidade da Atenção Básica : uma análise do instrumento de avaliação externapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-10T14:10:03Z-
dc.date.available2016-08-10T14:10:03Z-
dc.date.submitted2015-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14048-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)pt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.description.abstract1The assessment of quality of health services is presented as a necessity and a challenge for the Unified Health System. The National Programme for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ -AB) was instituted by the ministerial decree, number 1.654 of July 19 of 2011 , with the central aim of inducing increasing access and improving quality Primary Health Care. Their stage of development has four dimensions (self-evaluation , monitoring, continuing education and institutional support) essential to promote changes in management and health care. Based on this, this study aims to analyze the external evaluation tool of the second PMAQ -AB cycle for evaluating the self-assessment, monitoring, continuing education and institutional support , according to two quality assessment approaches : systemic approach (category structure , process and outcome) and the focus of the pillars of quality (effectiveness category). It is an exploratory research with documentary analysis . Analyzed the external evaluation tool, based on the four dimensions and from the proposal of the systemic model (structure, process and outcome ) of Donabedian (1988) , using also a category of quality pillars , effectiveness , for analysis category results. It was observed that the instrument questions mainly refer to the category structure and process , respectively. The concern with the outcome (effectiveness) appear on a smaller scale in all dimensions evaluated. Reflect on evaluating essential dimensions to the health team 's work is critical to improving access and quality of primary care , as well as the analysis of PMAQ -AB of the instrument is essential for the sustainability and recognition program.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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