Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PauloMatheusNicolauSilva.pdf976,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recomendações de segurança da informação para soluções de tecnologia da informação e comunicação baseadas em computação em nuvem
Autor(es): Silva, Paulo Matheus Nicolau
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Segurança da informação
Computação em nuvem
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 9-Ago-2016
Referência: SILVA, Paulo Matheus Nicolau. Recomendações de segurança da informação para soluções de tecnologia da informação e comunicação baseadas em computação em nuvem. 2013. xi, 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A computação em nuvem é um modelo de oferta de serviços de TIC que permite a organizações redução de custos com recursos computacionais e maior disponibilidade de suas aplicações. Apesar da computação em nuvem trazer diversos benefícios, muitas organizações permanecem receosas quanto a sua adoção, pois, estas têm dúvidas quanto à segurança da informação em um ambiente de nuvem. O presente trabalho apresenta a computação em nuvem, suas motivações e principais características, os principais problemas quanto à segurança da informação e preocupação das organizações em relação a adoção da computação, e um compilado de recomendações de segurança de diversos profissionais e especialistas em computação em nuvem. Dessa forma, este trabalho oferece as organizações um compilado de informações sobre a computação em nuvem, os principais riscos e preocupações envolvidos em sua adoção e recomendações de como reduzir os riscos inerentes da nuvem.
Abstract: The cloud computing is a computing model that allows organizations to reduce spent with computational resources and bigger availability of applications. Although cloud computing brings several benefits, many organizations stay afraid in it adoption. Therefore, this present work presents the cloud computing it motivations and main features, the major information security concerns related to the cloud computing are raised and a compiled of security recommendations from several cloud computing professionals and specialists is presented. Thereby, this work provides to organizations a source of information about cloud computing, the major concerns involved in it adoption, and security recommendations about how to reduce inherent risks of the cloud.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons