Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CaioaAlvarengaMeller.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adubação foliar com fosfato monoamônico e nitrato de cálcio na cultura da soja
Autor(es): Meller, Caio Alvarenga
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Soja - sementes
Adubação nitrogenada
Adubos e fertilizantes
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 9-Ago-2016
Referência: MELLER, Caio Alvarenga. Adubação foliar com fosfato monoamônico e nitrato de cálcio na cultura da soja. 2015. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O uso de adubos foliares em momentos críticos de absorção e translocação de nutrientes nas plantas pode representar potenciais ganhos de produção. Com o objetivo de avaliar os efeitos da adubação foliar com fosfato monoamônico purificado (MAP) e nitrato de cálcio (NC) na cultura da soja, um experimento foi conduzido na Embrapa Cerrados, em solo de fertilidade construída e sob irrigação com pivô central. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e cinco tratamentos: Testemunha; 10 kg ha-1 de MAP; 5 kg ha-1 de NC; 10 kg ha-1 de MAP e 5 kg ha-1 de NC, aplicados separadamente; e 10 kg ha-1 de MAP + 5 kg ha-1 de NC, misturados no tanque de aplicação. As aplicações foram realizadas com pulverizador nos estádios de V4, V7, R1 e R3 para o MAP e V4 e V7 para o NC, numa vazão de 250 l ha-1. A cultivar utilizada foi a BRS Valiosa, de ciclo médio para a região, que foi adubada segundo recomendações técnicas. As variáveis avaliadas foram: produtividade de grãos, número de vagens por planta, peso de mil grãos, teor de macronutrientes nas folhas e nos grãos, germinação de sementes, contagem de sementes e rendimento financeiro. As aplicações conjuntas de MAP e NC, separados ou misturados, apresentaram aumento de produtividade de 529 e 478 kg ha-1 em relação à testemunha, que produziu 3.472 kg ha-1, e ganhos de R$ 407,80 e R$ 384,80 por hectare, respectivamente. A produtividade de grãos correlacionou-se positivamente com o número de vagens por planta, mas não com o peso de mil grãos. Os tratamentos influenciaram na qualidade das sementes, aumentando seu poder germinativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons