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Título: Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso do Ministério do Turismo
Autor(es): Silva, Bruna Ribeiro da
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Setor público
Administração pública - controle interno
Ministério do Turismo
Gestão de crises
Data de apresentação: 16-Fev-2016
Data de publicação: 8-Ago-2016
Referência: SILVA, Bruna Ribeiro da. Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração: o caso do Ministério do Turismo. 2016. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011 no Ministério do Turismo e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos dela decorrentes sobre a gestão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur com análise da crise ocorrida no ano de 2011, cujo surgimento se deu com a Operação Voucher da Polícia Federal. Para atingir o objetivo geral proposto, procurou-se caracterizar a crise em estudo (relatando seus antecedentes e fases), descrever a forma como o órgão, na figura de seus gestores, técnicos e servidores, lidaram com a crise e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração: planejamento, organização, execução, controle e liderança, segundo Maximiano (2008). Metodologicamente, a pesquisa foi de abordagem qualitativa e contou com a realização de entrevistas com 7 servidores e funcionários que já se encontravam no Ministério na época da crise, ou que vivenciaram o pós-crise. Logo, foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado junto com a técnica do Snowball durante a coleta de dados. Já a análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelam que há pontos positivos e negativos que podem resultar das crises. No caso, entre os impactos positivos, além do aprendizado que o órgão obteve com a experiência da Operação Voucher, o MTur foi levado a aprimorar a sua gestão com a implantação de um planejamento sistematizado, criação de programas que garantem a transparência e controle dos processos no órgão, e melhorar a organização do mesmo com relação às demandas dos órgãos de controladoria externos, por exemplo. Por outro lado, evidencia-se uma queda na produtividade e uma instabilidade do clima organizacional como alguns dos pontos negativos sobre a gestão do Ministério. Ademais, o MTur não possuía e continua sem possuir um plano de contenção de crises, de acordo com a visão predominante entre os entrevistados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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