Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011 no Ministério do
Turismo e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos dela
decorrentes sobre a gestão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur
com análise da crise ocorrida no ano de 2011, cujo surgimento se deu com a
Operação Voucher da Polícia Federal. Para atingir o objetivo geral proposto,
procurou-se caracterizar a crise em estudo (relatando seus antecedentes e fases),
descrever a forma como o órgão, na figura de seus gestores, técnicos e servidores,
lidaram com a crise e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão
do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração: planejamento,
organização, execução, controle e liderança, segundo Maximiano (2008).
Metodologicamente, a pesquisa foi de abordagem qualitativa e contou com a
realização de entrevistas com 7 servidores e funcionários que já se encontravam no
Ministério na época da crise, ou que vivenciaram o pós-crise. Logo, foi aplicado um
roteiro de entrevista semiestruturado junto com a técnica do Snowball durante a
coleta de dados. Já a análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de
análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelam que há pontos positivos e
negativos que podem resultar das crises. No caso, entre os impactos positivos, além
do aprendizado que o órgão obteve com a experiência da Operação Voucher, o
MTur foi levado a aprimorar a sua gestão com a implantação de um planejamento
sistematizado, criação de programas que garantem a transparência e controle dos
processos no órgão, e melhorar a organização do mesmo com relação às demandas
dos órgãos de controladoria externos, por exemplo. Por outro lado, evidencia-se
uma queda na produtividade e uma instabilidade do clima organizacional como
alguns dos pontos negativos sobre a gestão do Ministério. Ademais, o MTur não
possuía e continua sem possuir um plano de contenção de crises, de acordo com a
visão predominante entre os entrevistados. |