Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14013
Título: | Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos : um levantamento qualitativo |
Autor(es): | Souza, Eliana Araújo de |
Orientador(es): | Alfinito, Solange |
Assunto: | Transgênicos Alimentos - qualidade Segurança alimentar |
Data de apresentação: | 28-Jun-2016 |
Data de publicação: | 8-Ago-2016 |
Referência: | SOUZA, Eliana Araújo de. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos: um levantamento qualitativo. 2016. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar como os consumidores julgam e atribuem
significados aos alimentos transgênicos. A pesquisa teve caráter descritivo, com
abordagem qualitativa e com corte transversal. Os participantes do estudo foram
selecionados por amostragem não probabilística, por conveniência. Para alcançar o
objetivo foram realizadas dez entrevistas, usando o método de saturação como
parâmetro. O instrumento utilizado na pesquisa foi um roteiro de entrevista
semiestruturado, dividido nas seguintes categorias teóricas: comportamento de
compra, julgamento e significado atribuído aos alimentos e percepção dos alimentos
transgênicos. Para analisar os resultados, foi realizada uma análise de conteúdo,
que salientou que os consumidores do Distrito Federal escolhem o local de compra
por conveniência, julgam e atribuem significados variados, sendo que não se
destaca um deles como sendo o mais utilizado na compra de alimentos. Os
participantes sabem o que significam os alimentos transgênicos, acham que esses
alimentos fazem mal para a saúde, porém sentem falta de informação seguras
relacionadas aos malefícios trazidos por esses alimentos. Acreditam ainda que não
seja bom pro Brasil produzir e cultivar alimentos transgênicos. O estudo realizado
pode contribuir para o Governo tomar medidas cabíveis em relação a informar os
consumidores sobre os alimentos transgênicos e para as empresas que
comercializam alimentos não transgênicos pode ser fonte de estratégias de vendas
destacando os benefícios que os consumidores podem ter tanto para sua saúde
como para o meio ambiente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons