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Título: Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos : um levantamento qualitativo
Autor(es): Souza, Eliana Araújo de
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Transgênicos
Alimentos - qualidade
Segurança alimentar
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 8-Ago-2016
Referência: SOUZA, Eliana Araújo de. Julgamento e significado atribuído ao consumo de alimentos transgênicos: um levantamento qualitativo. 2016. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como os consumidores julgam e atribuem significados aos alimentos transgênicos. A pesquisa teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa e com corte transversal. Os participantes do estudo foram selecionados por amostragem não probabilística, por conveniência. Para alcançar o objetivo foram realizadas dez entrevistas, usando o método de saturação como parâmetro. O instrumento utilizado na pesquisa foi um roteiro de entrevista semiestruturado, dividido nas seguintes categorias teóricas: comportamento de compra, julgamento e significado atribuído aos alimentos e percepção dos alimentos transgênicos. Para analisar os resultados, foi realizada uma análise de conteúdo, que salientou que os consumidores do Distrito Federal escolhem o local de compra por conveniência, julgam e atribuem significados variados, sendo que não se destaca um deles como sendo o mais utilizado na compra de alimentos. Os participantes sabem o que significam os alimentos transgênicos, acham que esses alimentos fazem mal para a saúde, porém sentem falta de informação seguras relacionadas aos malefícios trazidos por esses alimentos. Acreditam ainda que não seja bom pro Brasil produzir e cultivar alimentos transgênicos. O estudo realizado pode contribuir para o Governo tomar medidas cabíveis em relação a informar os consumidores sobre os alimentos transgênicos e para as empresas que comercializam alimentos não transgênicos pode ser fonte de estratégias de vendas destacando os benefícios que os consumidores podem ter tanto para sua saúde como para o meio ambiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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