Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Rômulo José da Costa | - |
dc.contributor.author | Cosmo, Thaís | - |
dc.identifier.citation | COSMO, Thaís. A influência da dimensão de mobilidade: calçada e pavimentação, no Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU, na região metropolitana de Brasília. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A elevada concentração de pessoas e a forma de ocupação habitacional normalmente ocorrem de forma intensa e desordenada. Esse problema envolve vários fatores urbanísticos e um deles é referente à mobilidade urbana, que possui influência sobre as condições de vida dos cidadãos nas regiões metropolitanas. Este estudo procura constatar e detalhar a dimensão de mobilidade na Área Metropolitana de Brasília, aplicada pelo índice de bem-estar urbano - IBEU. Com objetivo principal de detalhar a dimensão de mobilidade na Área Metropolitana de Brasília – AMB nas variáveis de calçada e pavimentação, tendo a mobilidade sustentável como foco nestas ampliações de desenvolvimento. Foram dimensionados os indicadores de uso e ocupação do solo destinado ao deslocamento, calçada e pavimentação, para assim averiguar suas interferências na mobilidade urbana da região. Os indicadores apontaram algumas divergências de região para região, e foi possível verificar que a categoria de renda per capta da população levantada no presente trabalho, influencia diretamente no número de domicílios com existência de calçada. A pavimentação foi constatada em quase toda região do Distrito Federal, sendo esse indicador de fundamental importância para o deslocamento da população de Brasília. O principal problema de mobilidade urbana do Distrito Federal ocorre em função da falta de planejamento, infraestrutura e principalmente sobre a forma de uso e ocupação do solo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência da dimensão de mobilidade : calçada e pavimentação, no Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU, na região metropolitana de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T14:34:53Z | - |
dc.date.available | 2016-08-08T14:34:53Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14006 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Brasília (DF) - planejamento urbano | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The high people concentration and the housing occupation way normally happen intense and disorderly. This issue includes several urban factors and one of them is regarding to urban mobility, which have influence about the citizen’s life condition on the metropolitan areas. This study aims to find and to detail the mobility dimension in the Brasília metropolitan area, applied for urban welfare index – IBEU. With the main purpose of detailing the extent of mobility in the metropolitan area of Brasília - AMB on the cobbled paving and variables, and sustainable mobility focuses on the development of these extensions. There were sized the following indicators: land use and occupation for the displacement, sidewalk and paving for this away ascertain their interferences in the urban mobility on the region. The indicators demonstrated some divergences region by region thereby it was possible verify that the per capita income population category raised on this current study influence directly the number of domiciles with sidewalk. The paving was contrasted in almost regions on the Distrito Federal, being this indicator fundamental importance for the population displacement in Brasília. The main urban mobility issue in Distrito Federal is the lack of planning, infrastructure and especially about the land use and occupation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|