Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarolinaMoreiraChieregatti_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A mobilidade urbana de Brasília : um estudo descritivo em comparação com as propostas de uma cidade inteligente
Autor(es): Chieregatti, Carolina Moreira
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Cidades inteligentes
Brasília (DF) - planejamento urbano
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 8-Ago-2016
Referência: CHIEREGATTI, Carolina Moreira. A mobilidade urbana de Brasília: um estudo descritivo em comparação com as propostas de uma cidade inteligente. 2016. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade urbana de Brasília, em comparação com os princípios de Cidades Inteligentes. Para tal, procedeu-se análise documental, de três entrevistas realizadas com especialistas na área de mobilidade urbana e de 203 questionários aplicados a moradores do Distrito Federal e do Entorno. A análise dos resultados revelou uma distância significativa entre o atual sistema de mobilidade de Brasília e o de Cidades Inteligentes. Em termos de gestão, há desalinhamento entre as dimensões organizacional e social e falta, sobretudo, participação pública nos planos de governo. Os investimentos tecnológicos são pontuais e não há infraestrutura física de qualidade ou sistema de mobilidade integrado, estável e sustentável. Diante de tais problemas, este trabalho torna-se um alerta aos que atuam não apenas na área de mobilidade urbana, mas a todos os setores abarcados pelas Cidades Inteligentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons