Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaIdnesdeOliveiraCameloTimboMendes.pdf711,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de um manual sobre aleitamento materno como tecnologia educativa por estudantes de enfermagem
Outros títulos: Assessment of a breastfeeding manual as an educational technology for nursing students
Evaluación de un manual sobre la lactancia maternal como una tecnología educativa para los estudiantes de enfermería
Autor(es): Mendes, Mariana Idnês de Oliveira Camilo Timbó
Orientador(es): Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins
Assunto: Amamentação
Tecnologia em saúde
Enfermagem - assistência
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: MENDES, Mariana Idnês de Oliveira Camilo Timbó. Avaliação de um manual sobre aleitamento materno como tecnologia educativa por estudantes de enfermagem. 2016. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2016.
Resumo: O aleitamento materno é a maneira mais eficaz de proporcionar a nutrição ideal para que os neonatos e os lactentes possuam um crescimento e desenvolvimento adequados, com importantes benefícios, também, para a saúde materna. OBJETIVO: avaliar uma tecnologia educativa: manual sobre aleitamento materno como para acadêmicos de enfermagem, bem como o impacto no aprendizado dos estudantes universitários. MÉTODO: Estudo descritivo, de abordagem quali-quantitativa, com 23 estudantes de um curso de enfermagem de Brasília, Distrito Federal, que cursavam a disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança, no primeiro período de 2016. Foram utilizados dois instrumentos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para avaliar a tecnologia educativa. A avaliação do impacto desta tecnologia na aprendizagem se deu através da comparação de erros/acertos de duas questões elaboradas para uma atividade de avaliação na disciplina, entre duas turmas, uma do período 1º/2015 (sem acesso à tecnologia educativa) e outra com a turma do 1º/2016 (que teve acesso à tecnologia). A análise dos resultados foi por meio de estatística descritiva. RESULTADOS: Em relação aos instrumentos da OPAS, a tecnologia educativa atendeu onze dos doze itens propostos no primeiro instrumento e todos os nove itens do segundo instrumento obtiveram mais de 80% de aprovação. Em relação à avaliação pelos estudantes, destaca-se que 100% dos estudantes concordam totalmente que o material utiliza linguagem compreensível, 91,30% concordam totalmente que o manual apresenta um tema específico e 91,30% concordam totalmente que o conteúdo da mensagem é facilmente perceptível no manual. Em relação ao impacto, a turma que teve acesso ao manual mostrou uma discreta melhora nas respostas das duas questões da atividade de avaliação do que a turma anterior. CONCLUSÃO: O manual está adequado para o ensino e requer mais estudos para verificar o impacto da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Breastfeeding is the most effective way of providing ideal food for the newborn and infants have growth and development, with important benefits also for maternal health. OBJECTIVE: To assess an educational technology: manual of breastfeeding for nursing student as well as the impact on learning of university students. METHOD: A descriptive study, qualitative and quantitative approach, with 23 students of a nursing course of Brasilia, Distrito Federal, who attended to the discipline ´´ Comprehensive Care to Women and Children’s health´´, in the first period of 2016. We used two instruments of the Pan American Health Organization (PAHO) to assess the educational technology. The impact assessment of this educational technology in learning occurred through the comparison of the mistakes/successes in two questions created for the evaluation activity of the discipline, between two classes, one on the period 1º/2015 (without access to the educational technology) and the other on the period 1º/2016 (with access to the educational technology). The analysis was by descriptive statistics. RESULTS: Regarding the PAHO instruments, the educational technology met eleven of the twelve items proposed in the first instrument and all nine items of the second instrument obtained more than 80% approval rate. Regarding the students assessment, there is that 100% of students strongly agree that the material uses understandable language, 91.30% strongly agree that the manual has a specific theme and 91.30% strongly agree that the contents of message is readily apparent in the manual. Regarding the impact, the class that had access to the manual showed a slight improvement in the answers of the two questions of evaluation activity than the previous class. CONCLUSION: The manual is suitable for teaching and requires more studies to verify the impact of the technology in the teaching-learning process.
Resumén: La lactancia materna es la forma más eficaz para proporcionar una nutrición óptima para los recién nacidos y para que los bebés tingan un crecimiento y desarrollo, con importantes beneficios también para la salud materna. OBJETIVO: Evaluar una tecnología educativa: manual sobre la lactancia materna como para los estudiantes de enfermería, así como el impacto en el aprendizaje de los estudiantes universitarios. MÉTODO: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo y cuantitativo, participaran 23 estudiantes de un curso de enfermería de Brasilia, Distrito Federal, que asistió a la disciplina de Atención Integral a la Salud de la Mujer y Infancia, en el primer período de 2016. Se utilizaron dos instrumentos de la Organización Panamericana de la Salud (OPAS) para evaluar la tecnología educativa. La evaluación del impacto de la tecnología en el aprendizaje fue a través de la comparación de los errores a dos preguntas elaboradas para una actividad de evaluación en la disciplina, entre dos clases, un período 1/2015 (que no tuvieran acceso a la tecnología educativa) y a otra clase de 1/2016 (que tuve acceso a la tecnología). El análisis fue por la estadística descriptiva. RESULTADOS: Para los instrumentos de la OPAS, la tecnología educativa tuve once de los doce puntos propuestos en el primer instrumento y los nueve puntos del segundo instrumento obtienen la aprobación de más de 80%. En cuanto a la evaluación de los estudiantes, no es que el 100% de los estudiantes de acuerdo con que el material utiliza un lenguaje comprensible, 91.30% muy de acuerdo en que el manual tiene un tema específico y 91.30% muy de acuerdo que el contenido del mensaje es evidente en el manual. En cuanto al impacto, la clase que tenía acceso al manual mostró una ligera mejoría en las respuestas de los dos números de la actividad de evaluación que la clase anterior. CONCLUSIÓN: La tecnología educativa (manual) fue clasificada como adecuada para la enseñanza y requiere más estudios para verificar el impacto de la tecnología en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2016.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons