Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13983
Título: | Capacidade de inovação : análise de experiências inovadoras do Poder Executivo Federal em 2014 |
Autor(es): | Rodrigues, Maitê Assis |
Orientador(es): | Silva Filho, Antônio Isidro da |
Assunto: | Setor público Inovação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Ago-2016 |
Referência: | RODRIGUES, Maitê Assis. Capacidade de inovação: análise de experiências inovadoras do Poder Executivo Federal em 2014. 2015. vi, 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A inovação no setor público exerce papel relevante devido ao crescente interesse pelo
aumento dos níveis de eficência e da qualidade na entrega dos serviços. Diante da falta de
estudos sobre o tema, o presente trabalho empenhou-se em identificar as capacidades e os
tipos de inovação nas experiências inovadoras classificadas no Concurso de Inovação da
Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no ano
de 2014. Mediante estudo qualitativo e descritivo, utilizou-se de pesquisa documental e de
uma base de dados contendo informações acerca dos relatos e relatórios técnicos de visita,
obtidos diretamente com a ENAP. Os dados foram submetidos à analise de conteúdo, feita a
partir de categorias ex ante, definidas com base em Gallouj e Weinstein (1997), Bloch (2011)
e Valladares, Vasconcellos e Di Serio (2014). Os principais resultados apontam para uma
predominância de inovações incrementais, apesar de terem sido verificados casos de inovação
radical. Além disso, as inovações organizacionais prevaleceram em relação às de processo, e
observou-se a ausência de inovações de comunicação. Por fim, as capacidades de inovação
preponderantes foram gestão de pessoas para inovação, gestão de projetos e intenção
estratégica de inovar. A pesquisa permitiu evidenciar o potencial para inovação no setor
público brasileiro, sendo que as experiências estudadas revelaram uma busca por solução de
problemas e melhoria não só da gestão, como também dos serviços prestados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons