Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenatoDinizBasilio.pdf804,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCollares, Ana Cristina Murta-
dc.contributor.authorBasílio, Renato Diniz-
dc.identifier.citationBASÍLIO, Renato Diniz. Ação afirmativa e a questão racial no Brasil: uma análise das percepções de estudantes do Ensino Médio em relação ao sistema de cotas raciais. 2016. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras foi adotado de modo pioneiro pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no ano de 2003. Desde então tem sido objeto de muitos debates, principalmente nos meios midiático, político e acadêmico, cercado de muita controvérsia e um grande dissenso. No contexto da aprovação recente de leis que aprofundaram as políticas de ações afirmativas raciais, além da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do sistema de cotas, em 26 de abril de 2012, este trabalho investiga as percepções em relação ao sistema de cotas raciais daqueles que são os seus potenciais beneficiários: os estudantes de ensino médio da rede pública e privada. Esta monografia faz um estudo comparativo entre as percepções dos alunos de uma escola pública e de uma escola particular de ensino médio do Distrito Federal, a partir da utilização de entrevistas semi-estruturadas individuais e da análise do discurso. A pesquisa analisa a possibilidade do fator racial influenciar na opinião dos estudantes a respeito da política de cotas, além de investigar qual o conhecimento dos mesmos em relação à essa política e como se informam a respeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAção afirmativa e a questão racial no Brasil : uma análise das percepções de estudantes do Ensino Médio em relação ao sistema de cotas raciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T11:45:07Z-
dc.date.available2016-08-05T11:45:07Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13971-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCotas raciais - universidadespt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativapt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons