Resumo: | O presente trabalho empenhou-se em identificar as atividades, ferramentas e tipos de inovação
nas experiências inovadoras classificadas nos Concursos de Inovação da Gestão Pública,
promovidos pela Escola Nacional de Administração Pública [ENAP], de 2007 a 2014, ou seja,
da 12ª à 19ª edição. Mediante estudo qualitativo e descritivo, utilizou-se de pesquisa
documental para a coleta de informações acerca dos casos e relatórios técnicos de visita, obtidos
com a ENAP. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo, feita a partir de categorias ex
ante, definidas com base em Bloch (2011), Hughes et al. (2011), e Eggers e Singh (2009); e
compilados na Base de Dados InnovaPublic, após triangulação de informações, com auxílio de
integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia [NINE] da
Universidade de Brasília. Os principais resultados apontam para uma predominância de
inovações de produto e de processo, seguidas pelas inovações organizacionais e de
comunicação. Ademais, a pesquisa permitiu evidenciar as atividades presentes nas inovações
do Setor Público Federal Brasileiro. As atividades de implementação e seleção de ideias foram
preponderantes do ciclo de inovação, seguidas pela atividade de difusão e, por fim, de geração
de ideias. Considerando as práticas para a inovação, verificou-se a ocorrência de pelo menos
cinco ferramentas em cada atividade de inovação, e no geral, houve baixo aproveitamento do
potencial total de utilização das práticas. |