Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rodrigo Rezende | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Tamires Fernandes Moura | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Tamires Fernandes Moura. Relação entre a inteligência emocional e o bem-estar psicológico: um estudo em uma instituição privada de ensino de Brasília. 2016. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve o objetivo de analisar a possível relação entre as percepções de
Inteligência Emocional e de Bem-Estar Psicológico de professores e funcionários do
setor administrativo de uma instituição de ensino particular de Brasília. No atual
contexto de elevada competitividade intra e extra organizacional e constantes
mudanças no mundo do trabalho, a compreensão e o gerenciamento das emoções
humanas no trabalho, para se alcançar o desejado equilíbrio entre bem-estar e
produtividade, assumem grande importância. A população alvo da pesquisa totalizou
72 funcionários. Tratou-se de uma pesquisa de campo quantitativa, exploratória e
correlacional, que fez uso de dados primários. Foi realizada uma coleta estruturada
de dados, por meio da aplicação de questionários do tipo survey. As duas escalas
utilizadas foram o Questionário de Autopercepção de Inteligência Emocional e a
Escala de Bem-Estar Psicológico. Para análise dos dados, foram utilizadas
estatísticas descritivas e também inferenciais não paramétricas (Rho de Spearman).
Os resultados sugerem que os constructos unifatoriais Inteligência Emocional e
Bem-Estar Psicológico não apresentaram relações significativas entre si. Contudo,
alguns de seus fatores se relacionaram de maneira significativa, de baixa a
moderada. Os principais resultados apontam correlações significativas entre o fator
Regulação Emocional, de Inteligência Emocional, e os fatores Domínio do Meio (Rho
= 0,436) e Aceitação de Si (Rho = 0,422), ambos de Bem-Estar Psicológico.
Descobriram-se também relações significativas entre o fator Facilitação Emocional
do Pensamento, de Inteligência Emocional, e o constructo unifatorial Bem-Estar
Psicológico (Rho = -0,411). Como implicações da pesquisa, pode-se dizer que, como
alguns dos fatores de Inteligência Emocional se relacionaram de maneira
significativa com fatores de Bem-Estar Psicológico, a organização que foi campo de
pesquisa poderia investir esforços no sentido de promover a Inteligência Emocional
de seus trabalhadores, pois é considerável a possibilidade de que a percepção de
bem-estar também seja positivamente impactada. Assim, os trabalhadores tendem a
se sentir melhor em seu ambiente de trabalho e, consequentemente, a apresentar
melhores resultados. Além disso, os resultados da pesquisa também contribuem
para o melhor entendimento da relação entre os dois constructos unifatoriais, que
ainda é um tema pouco estudado, fornecendo insumos para o desenvolvimento de
futuras pesquisas na área. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Relação entre a inteligência emocional e o bem-estar psicológico : um estudo em uma instituição privada de ensino de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T10:50:44Z | - |
dc.date.available | 2016-08-05T10:50:44Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13968 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar no trabalho | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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