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2016_TamiresFernandesMouradaFonseca.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorFonseca, Tamires Fernandes Moura-
dc.identifier.citationFONSECA, Tamires Fernandes Moura. Relação entre a inteligência emocional e o bem-estar psicológico: um estudo em uma instituição privada de ensino de Brasília. 2016. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve o objetivo de analisar a possível relação entre as percepções de Inteligência Emocional e de Bem-Estar Psicológico de professores e funcionários do setor administrativo de uma instituição de ensino particular de Brasília. No atual contexto de elevada competitividade intra e extra organizacional e constantes mudanças no mundo do trabalho, a compreensão e o gerenciamento das emoções humanas no trabalho, para se alcançar o desejado equilíbrio entre bem-estar e produtividade, assumem grande importância. A população alvo da pesquisa totalizou 72 funcionários. Tratou-se de uma pesquisa de campo quantitativa, exploratória e correlacional, que fez uso de dados primários. Foi realizada uma coleta estruturada de dados, por meio da aplicação de questionários do tipo survey. As duas escalas utilizadas foram o Questionário de Autopercepção de Inteligência Emocional e a Escala de Bem-Estar Psicológico. Para análise dos dados, foram utilizadas estatísticas descritivas e também inferenciais não paramétricas (Rho de Spearman). Os resultados sugerem que os constructos unifatoriais Inteligência Emocional e Bem-Estar Psicológico não apresentaram relações significativas entre si. Contudo, alguns de seus fatores se relacionaram de maneira significativa, de baixa a moderada. Os principais resultados apontam correlações significativas entre o fator Regulação Emocional, de Inteligência Emocional, e os fatores Domínio do Meio (Rho = 0,436) e Aceitação de Si (Rho = 0,422), ambos de Bem-Estar Psicológico. Descobriram-se também relações significativas entre o fator Facilitação Emocional do Pensamento, de Inteligência Emocional, e o constructo unifatorial Bem-Estar Psicológico (Rho = -0,411). Como implicações da pesquisa, pode-se dizer que, como alguns dos fatores de Inteligência Emocional se relacionaram de maneira significativa com fatores de Bem-Estar Psicológico, a organização que foi campo de pesquisa poderia investir esforços no sentido de promover a Inteligência Emocional de seus trabalhadores, pois é considerável a possibilidade de que a percepção de bem-estar também seja positivamente impactada. Assim, os trabalhadores tendem a se sentir melhor em seu ambiente de trabalho e, consequentemente, a apresentar melhores resultados. Além disso, os resultados da pesquisa também contribuem para o melhor entendimento da relação entre os dois constructos unifatoriais, que ainda é um tema pouco estudado, fornecendo insumos para o desenvolvimento de futuras pesquisas na área.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelação entre a inteligência emocional e o bem-estar psicológico : um estudo em uma instituição privada de ensino de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T10:50:44Z-
dc.date.available2016-08-05T10:50:44Z-
dc.date.submitted2016-06-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13968-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectBem-estar no trabalhopt_BR
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