Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JuliadeNoronhaCruzRios.pdf676,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção de tecnologia no setor público : o caso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério da Justiça
Autor(es): Rios, Júlia de Noronha Cruz
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Serviço público
Tecnologia da informação e comunicação
Sistemas de recuperação da informação
Data de apresentação: 27-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: RIOS, Júlia de Noronha Cruz. Adoção de tecnologia no setor público: o caso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério da Justiça. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a incidência de fatores organizacionais, econômicos e tecnológicos no processo de adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério da Justiça, considerando-se as facilidades e dificuldades do processo. Para tanto, fundamentou-se no processo decisório de difusão da inovação proposto por Rogers (1983) e no modelo de fatores que influenciam a adoção, implementação, utilização e efeitos das TIC nas organizações proposto por Bouwman et al. (2005). Além da revisão de abordagens teóricas que procuram conceituar a adoção de tecnologia, destacando-se o Modelo Tecnologia-Organização- Ambiente proposto por Tornatzky e Fleischer (1990). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso, em que foram entrevistados 9 sujeitos envolvidos no projeto de implementação do SEI no Ministério da Justiça. A análise de conteúdo das evidências empíricas foi realizada por meio da categorização a priori, à luz das categorias elencadas por Rogers (1983), dos fatores apresentados por Bouwman et al. (2005), Puron-Cid (2014) e Almeida e Farias (2015) e a posteriori, das demais categorias levantadas em campo. Os resultados demonstram que a expertise externa, a inexistência de custos para a aquisição do SEI, os custos baixos de implementação, a expectativa de economia em contratos, o apoio da alta gestão, a demonstrabilidade dos resultados do SEI e a vantagem relativa da tecnologia tiveram um impacto positivo na decisão de adotar o SEI. As principais dificuldades apontadas pelos entrevistados envolvem a escassez de pessoal técnico qualificado e a incompatibilidade tecnológica. O sistema trouxe melhorias para as tarefas individuais, ganhos de produtividade e eficiência para os servidores e proporcionou mudanças na estrutura social do Ministério da Justiça por meio de novos e melhores padrões de comunicação. Por fim, este estudo visa contribuir com as pesquisas acerca da adoção de tecnologias no setor público e gerar subsídios para a tomada de decisão de gestores que estão inseridos no contexto de adoção de novas tecnologias em seus locais de trabalho ou enfrentam dificuldades nesse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons