Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HenriqueCardosodeFariaAguiar.pdf359,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obstáculos à gestão do conhecimento em uma unidade acadêmica de uma universidade federal
Autor(es): Aguiar, Henrique Cardoso de Faria
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Universidades e faculdades públicas
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: AGUIAR, Henrique Cardoso de Faria. Obstáculos à gestão do conhecimento em uma unidade acadêmica de uma universidade federal. 2016. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A literatura acerca da gestão do conhecimento (GC) vem apontando como importante a aplicação de métodos e técnicas da GC no ensino superior, uma vez que este é um ambiente que trabalha fundamentalmente com o conhecimento. Com isso, este estudo teve o objetivo principal de identificar os obstáculos à gestão do conhecimento em uma universidade federal por meio da percepção de docentes de uma unidade acadêmica, com cursos de administração, contabilidade e economia. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o desenvolvido por Eiriz, Simões e Gonçalves (2007) em pesquisa feita no ensino superior de Portugal. Foram convidados a participar da pesquisa 142 docentes, porém apenas 34 responderam ao questionário, cujos dados foram analisados de forma quantitativa, fazendo uso de técnicas estatísticas descritivas e efetuando cálculos de escores fatores com base na estrutura fatorial definida pelos autores citados acima. Dentre os principais resultados, foi constatado que os maiores obstáculos à GC estão relacionados a questões relativas a recursos organizacionais e ausência de recompensas concretas que incentivem os docentes a partilharem seu conhecimento. Quando analisados os resultados em função do curso e do tempo de docência dos professores, não foram encontradas diferenças na distribuição das respostas. Recomenda-se aplicar uma pesquisa semelhante também em IES privadas com intuito de constatar se existem diferenças de percepção e aplicála de modo mais amplo, inclusive junto à alta administração da instituição, de modo a permitir subsidiar a implantação de uma política formal de GC.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons