Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusOlimpioLacerdaFreitas.pdf904,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto das variações das vendas na necessidade de capital de giro : um estudo no setor de consumo e varejo da BM&FBovespa
Autor(es): Freitas, Matheus Olimpio Lacerda
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Empresas - finanças
Capital de giro
Data de apresentação: 24-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: FREITAS, Matheus Olimpio Lacerda. O impacto das variações das vendas na necessidade de capital de giro: um estudo no setor de consumo e varejo da BM&FBovespa. 2016. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Necessidade de Capital de Giro representam os recursos necessários para que a empresa sustente suas atividades operacionais, portanto, a boa administração desses recursos é de fundamental importância para uma correta tomada de decisão em uma organização, assim como para o seu desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi de avaliar se a variação no volume de vendas pode ser considerada uma boa métrica para a previsão da necessidade de capital de giro, de forma a propor um modelo geral de regressão linear. A pesquisa é de caráter exploratória, apresentando uma análise trimestral de trinta empresas, do setor de consumo e varejo da BM&FBovespa, no período de 31/12/2010 a 31/12/2015. Os dados foram coletados por meio do software Economática, posteriormente submetidos a análises de regressão linear. Assumiu-se como variável independente a Receita Operacional Líquida e variável dependente a necessidade de capital de giro. Por fim, foi possível concluir que somente a receita não é suficiente para previsões assertivas da necessidade de capital de giro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons