Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebecaSilvaMedeiros.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A subcultura de consumo dos praticantes de tênis e o descarte de produtos
Autor(es): Medeiros, Rebeca Silva
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Consumidores - atitudes
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: MEDEIROS, Rebeca Silva. A subcultura de consumo dos praticantes de tênis e o descarte de produtos. 2016. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os consumidores são influenciados por diversos fatores quando o assunto é decisão de compra, tanto em um contexto individual quanto em um contexto coletivo, como por exemplo, dentro de uma subcultura de consumo. A área do marketing que estuda o comportamento do consumidor busca entender não somente o que leva uma pessoa a consumir um produto, pois o ciclo é completo e vai até o pósconsumo, onde está a decisão de descarte. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar como a subcultura de consumo dos praticantes de tênis pode influenciar no comportamento de descarte de seus membros. O trabalho tem natureza qualitativa e sua pesquisa foi feita através do estudo quase-etnográfico, onde foram realizadas observações não participantes do campo, complementadas com entrevistas em profundidade e registros fotográficos. Os resultados, cujo dados coletados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo, mostram os rituais, rotinas, linguagens, modo de expressão e hierarquia dos membros da subcultura do tênis e como o pertencimento a essa subcultura de consumo influencia no modo como seus participantes tratam os produtos que pretendem descartar. O estudo também mostrou que nem sempre o lixo é o destino final de produtos que tem ligação com a subcultura e com seus membros e que existem outras formas para realizar o descarte dentro do meio do tênis, como vender, doar e até mesmo guardar o produto ou material.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons