Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoCunhaMoraes.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos na gestão de estoque de uma empresa após implementação de técnicas da administração da produção
Autor(es): Moraes, Thiago Cunha
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Controle de estoque
Controle de produção
Gestão de estoque
Data de apresentação: 22-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: MORAES, Thiago Cunha. Impactos na gestão de estoque de uma empresa após implementação de técnicas da administração da produção. 2016. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Um dos vários papéis de um administrador é a gestão para a redução de custos. O estoque de uma organização, seja qual for seu porte, é um setor que incorre em inúmeros custos para a empresa. É um capital estagnado sujeito à perda de valor, obsolescência dos itens, extravio dentre outras intempéries. Do interesse por essa área surgiram diversos estudos para tornar a gestão de estoques mais eficiente. E o presente trabalho possui justamente o objetivo de definir tais técnicas apuradas de controle para o estoque de uma determinada empresa visando a redução de custos e maior controle dos pedidos de compra. Após uma revisão de literatura que partiu de conceitos gerais sobre logística até chegar no detalhe de gestão de estoques, esta pesquisa perpassou pelo inovador conceito de Supply Chain Management, que considera a logística como um processo macro, integrado e estratégico dentro de uma organização. Finalmente pesquisou-se sobre duas técnicas (curva ABC e lote econômico de compra - LEC) baseadas em modelos matemáticos consagrados ao longo dos anos para aplicação prática na gestão do estoque da empresa. Para isso foi necessário detalhar as rotinas, caracterizar os processos internos, definir por meio de pesquisa bibliográfica as principais ferramentas que auxiliam na gestão de estoques e por fim testar na prática tais medidas para em seguida demonstrar os principais resultados e primeiras conclusões e evidenciar a carência da organização estudada por métodos efetivos de controle e gestão de seu estoque.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons