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Título: Candomblé como espaço de aprendizagem de estéticas cênicas e performance cultural
Autor(es): Silva, Sérgio de Sousa
Orientador(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Cultos afro-brasileiros
Candomblé
Educação e diversidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 1-Ago-2016
Referência: SILVA, Sérgio de Sousa. Candomblé como espaço de aprendizagem de estéticas cênicas e performance cultural. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Kumbanda Njila N’zambi Umpungu, Tat’etu Mutalambô e Tat’etu Nkasuté Lembá, Eu Negro, adepto ao candomblé, filho de santo, advindo sempre escolas públicas, artista e professor. Trago neste trabalho de pesquisa a reflexão e discussão do elo entre a educação e as matrizes estéticas afro-brasileiras encontradas no ritual do candomblé Angola-Congo. O objetivo deste trabalho é discutir o aprendizado a partir da experiência estética no contato com o candomblé Angola-Congo rico em itãs, performatividade, sacralidade e tradições ancestrais, partindo para o foco de uma construção do conhecimento estético-cênico através percepções de sujeitos crescidos nas comunidades de terreiro.
Abstract: Kumbanda Njila N'zambi Umpungu, Tat'etu Mutalambô and Tat'etu Nkasuté Lembá, I Black, adept at Candomblé, holy child, arising always public schools, artist and teacher. I bring this research work reflection and discussion link between education and the african-Brazilian aesthetic matrices found in the ritual of the Angola-Congo Candomble. The aim of this paper is to discuss the learning from the aesthetic experience in contact with the Angola-Congo Candomblé rich in Itas, performativity, sacredness and traditions, starting to focus a construction of aesthetic and scenic knowledge through subjects perceptions grown in yard communities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas 2016.
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