Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/13936
    
    
| Título: | Candomblé como espaço de aprendizagem de estéticas cênicas e performance cultural | 
| Autor(es): | Silva, Sérgio de Sousa | 
| Orientador(es): | Sales, Jonas de Lima | 
| Assunto: | Cultos afro-brasileiros Candomblé
 Educação e diversidade
 | 
| Data de apresentação: | 2016 | 
| Data de publicação: | 1-Ago-2016 | 
| Referência: | SILVA, Sérgio de Sousa. Candomblé como espaço de aprendizagem de estéticas cênicas e performance cultural. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | 
| Resumo: | Kumbanda Njila N’zambi Umpungu, Tat’etu Mutalambô e Tat’etu Nkasuté Lembá, Eu Negro, adepto ao candomblé, filho de santo, advindo sempre escolas públicas, artista e professor. Trago neste trabalho de pesquisa a reflexão e discussão do elo entre a educação e as matrizes estéticas afro-brasileiras encontradas no ritual do candomblé Angola-Congo. O objetivo deste trabalho é discutir o aprendizado a partir da experiência estética no contato com o candomblé Angola-Congo rico em itãs, performatividade, sacralidade e tradições ancestrais, partindo para o foco de uma construção do conhecimento estético-cênico através percepções de sujeitos crescidos nas comunidades de terreiro. | 
| Abstract: | Kumbanda Njila N'zambi Umpungu, Tat'etu Mutalambô and Tat'etu Nkasuté Lembá, I Black, adept at Candomblé, holy child, arising always public schools, artist and teacher. I bring this research work reflection and discussion link between education and the african-Brazilian aesthetic matrices found in the ritual of the Angola-Congo Candomble. The aim of this paper is to discuss the learning from the aesthetic experience in contact with the Angola-Congo Candomblé rich in Itas, performativity, sacredness and traditions, starting to focus a construction of aesthetic and scenic knowledge through subjects perceptions grown in yard communities. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas 2016. | 
| Aparece na Coleção: | Artes Cênicas 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    