Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MayaraVieiraMarinho.pdf838,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contexto e mecanismos estratégicos da área de gestão de pessoas de uma autarquia federal
Autor(es): Marinho, Mayara Vieira
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão de pessoas
Serviço público - administração de pessoal
Desempenho ocupacional
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 1-Ago-2016
Referência: MARINHO, Mayara Vieira. Contexto e mecanismos estratégicos da área de gestão de pessoas de uma autarquia federal. 2016. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nos últimos 30 anos, a Gestão de Pessoas passou por significativas mudanças ao adquirir um caráter mais estratégico voltado para o desempenho organizacional. Após diversas reformas, esse aperfeiçoamento também foi introduzido na Administração Pública Brasileira, principalmente com o Decreto nº. 7.133/2010, que regulamentou os critérios e os procedimentos nas avaliações de desempenho individual e institucional. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar o alinhamento da área de Gestão de pessoas ante a estratégia organizacional do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal - CRMV-DF. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se pela utilização do método de Estudo de Caso, por meio da análise de 10 documentos e aplicação de 6 entrevistas semiestruturadas com dirigentes e implementadores do planejamento estratégico do CRMV-DF. Foi possível constatar que a organização compreende a metodologia adotada e a utilização de ferramentas gerenciais, entretanto necessita desenvolver os objetivos organizacionais, desdobrando-os para atividades de todos os níveis. Outro ponto observado é a necessidade de criação de indicadores que apoiem as decisões da alta administração, contribuindo com um sistema mais efetivo que demonstre avaliações sobre a maneira que as atividades estão sendo empregadas. Os resultados dessa pesquisa podem demonstrar a importância dos indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas e servirá para estudos futuros
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons