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Título: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Distrito Federal - Experiência da Casa de Ismael - Lar da Criança e do CRAS Sobradinho - DF
Autor(es): Nogueira, Thayná Pinto Lopes
Orientador(es): Stein, Rosa Helena
Assunto: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Filantropia
Terceiro setor
Assistência social (Brasil) - história
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: NOGUEIRA, Thayná Pinto Lopes. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Distrito Federal - Experiência da Casa de Ismael - Lar da Criança e do CRAS Sobradinho - DF. 2015. 68 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como pano de fundo, a história da Assistência Social no Brasil, os avanços conquistados com a Constituição Federal de 1988, que a reconhece como parte integrante da Seguridade Social e, a ela, dedica uma seção, e ao mesmo tempo, os retrocessos expressos com o avanço do chamado Terceiro Setor, fatores que impõem a necessidade de se debater e questionar como os Serviços vinculados à referida Política tem sido ofertados e em que condições políticas e institucionais. Para isso, tem-se como foco de análise um serviço específico, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que apresenta-se como o cerne da pesquisa desenvolvida no presente trabalho, e duas instituições de caráter diferenciado: Centro de Referência da Assistência Social de Sobradinho (CRAS) e Casa de Ismael – Lar da Criança (CASEL). Apesar da importância da discussão sobre o SCFV, o terceiro setor e a atual situação da política de assistência social no Brasil, existem poucas publicações sobre esse eixo temático, e particularmente sobre o referido Serviço. A intenção desta pesquisa qualitativa e exploratória foi analisar o funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a partir de seu desenvolvimento por entidades de caráter diferenciado, ou seja, uma pública, pelo CRAS e, outra privada, de caráter público, pela CASEL. A pesquisa foi realizada a partir da análise bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com duas educadoras sociais do SCFV do COSE/CRAS de Sobradinho e uma assistente social e ex-coordenadora do SCFV da CASEL. Foram tomados cuidados éticos para preservar a autonomia e anonimato dos participantes. A análise dos dados envolveu quatro fases: organização, leitura geral, codificação e interpretação dos dados coletados. Constatou-se que existe uma disparidade na implementação do SCFV, de forma que há um melhor desenvolvimento e oferta do Serviço pela CASEL, ou seja, pelo terceiro setor, do que pelo COSE/CRAS de Sobradinho, e também que o SCFV ao ter sua gestão partilhada com o terceiro setor, tem sua importância minimizada por parte do Estado.
Abstract: Given the history of Social Work in Brazil, the advances made to the Federal Constitution of 1988 recognizes it as an integral part of Social Security and, to her, devotes a section, and at the same time, expressed setbacks to advancing the so-called third sector, there is an urgent need to debate and question how the services linked to that policy has been offered and where political and institutional conditions. For this, it has as a parameter a specific service, the SCFV, which presents itself as the core of the research developed in this study, and two different institutions: CRAS Sobradinho and CASEL. Despite the importance of discussion of the SCFV, the third sector and current situation of social assistance policy in Brazil, there are few publications about this thematic area, and particularly on that service. The purpose of this qualitative exploratory study was to analyze the functioning of Living Services and Links of Strengthening from its development by different character entities, ie public at CRAS and other private, public character, the CASEL. The survey was conducted from the literature review, document analysis and carrying out semi-structured interviews with two social educators of the SCFV of COSE / CRAS Sobradinho and a social worker and former coordinator of the SCFV/CASEL. Ethical care was taken to preserve the autonomy and anonymity of the participants. Data analysis involved four phases: organization, general reading, coding and interpretation of the data collected. It was found that there is a disparity in the implementation of SCFV so that there is a better development and supply of the Service by CASEL, ie the third sector, than by COSE / CRAS Sobradinho, and also that the SCFV to have your management also for the third sector, its importance is minimized by the State.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
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