Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LueniaGracieneSilvaGuedes.pdf4,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Silêncio na escola : expressão do corpo-estudante no ambiente escolar
Autor(es): Guedes, Luênia Graciene Silva
Orientador(es): Hartmann, Luciana
Assunto: Arte na educação
Arte e corpo
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: GUEDES, Luênia Graciene Silva. Silêncio na escola: expressão do corpo-estudante no ambiente escolar. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse é o relato de uma descoberta. A descoberta do corpo. Dele no mundo, no espaço e na escola. Essa descoberta acontece no encontro. No (re)encontro com a escola. Um encontro que (me) revela as possibilidades políticas e poéticas de expressão do corpo no espaço escola. Com uma “escrita de si”, como nos apresenta Foucault (2004) sobre as modalidades de escritos nas quais as reflexões são feitas a partir dos pensamentos e leituras cotidianas do autor. Desenvolvo aqui um relato confessional, uma leitura do meu corpo vivendo a experiência de artistaeducadora na escola. Na primeira pessoa Eu tento revelar o outro, a expressão e a subjetividade do corpoestudante. Observo o corpo que aprende pelo sentir. Que sentindo ele o é. Olho, interfiro, toco. Toco o cotidiano dos estudantes anelando propor uma vivência sensorial e corpórea das artes. Esse relato é fruto da minha experiência como docente numa turma de 7º ano do Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão CEFAB, escola pública, localizada no Cruzeiro Novo em Brasília DF.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons