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Título: Ética e atuação da mídia brasileira na divulgação do conhecimento epidemiológico
Autor(es): Gomes, Laís Alves Filgueiras
Orientador(es): Andrade, Flávia Reis de
Assunto: Mídia social
Saúde pública
Epidemiologia
Jornalismo científico
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: GOMES, Laís Alves Filgueiras. Ética e atuação da mídia brasileira na divulgação do conhecimento epidemiológico. 2016. 40 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O conhecimento científico produzido pela epidemiologia pode ser divulgado de diversas formas. No âmbito acadêmico, o meio usualmente empregado é o periódico científico. Entretanto, o acesso e a linguagem utilizada, por vezes, não favorecem a comunicação entre os pesquisadores e o restante da sociedade civil. Desse modo, os meios de comunicação de massa são uma alternativa. Objetivou-se, neste estudo, analisar a atuação da mídia brasileira tanto imprensa quanto televisiva na divulgação do conhecimento epidemiológico, a partir da percepção de epidemiologistas. Realizou-se um estudo do tipo descritivo, utilizando a metodologia qualitativa de pesquisa. Epidemiologistas que prestam contribuições relevantes para o desenvolvimento da área foram considerados os informantes-chave. Os dados foram coletados por intermédio de entrevista individual e semi-estruturada. Para tanto, foi utilizado um roteiro composto por uma série de perguntas abertas, mas apenas uma delas foi objeto de análise neste trabalho. O registro das informações foi feito por meio de gravação. Para análise do material transcrito empregou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que é uma proposta de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que busca juntar os discursos individuais emitidos pelos entrevistados de modo a expressar o pensamento de uma coletividade. Foram entrevistados oito epidemiologistas no qual cinco eram do sexo feminino, sendo, em geral, indivíduos vinculados durante anos a instituições públicas de ensino superior. Foram identificadas as seguintes ideias centrais em relação à atuação da mídia brasileira na divulgação do conhecimento científico produzido no âmbito da epidemiologia: A) De certa forma, dá pra fazer uma avaliação positiva da mídia, B) Os pesquisadores têm que se envolver na tradução adequada do conhecimento científico para a mídia, pois ela sempre vai estar em busca de coisas que impactem, C) A abordagem é muito superficial, com raras e honrosas exceções, não há na mídia um aprofundamento da análise de determinados resultados de estudos epidemiológicos, D) Em geral, a mídia tem um compromisso maior com os interesses econômicos do que com a informação, e, E) Já dei várias entrevistas e o que eu falei, não foi o que saiu. Para os entrevistados, não raro, dados concludentes de pesquisas epidemiológicas são divulgados na mídia impressa e televisiva de forma descontextualizada, sem levar em conta a estratégia metodológica adotada e as limitações. O problema é que o entendimento parcial, ou até mesmo incorreto, do conhecimento científico produzido, gera consequências para a população, como a estigmatização de determinados grupos sociais. Em um dos DSC, aparece a questão de que cabe ao epidemiologista contribuir para que os resultados dos seus estudos sejam corretamente veiculados na imprensa. A comunicação e disseminação do conhecimento epidemiológico em linguagem acessível para o público em geral é, portanto, uma das atribuições desse profissional. Alguns entrevistados destacam, ainda, que a mídia é um espaço rico e diferenciado de difusão do conhecimento epidemiológico. Tem, portanto, o potencial, nem sempre explorado, de promover uma maior aproximação entre pesquisadores e beneficiários da ciência.
Abstract: The scientific knowledge produced by the epidemiology may be disclosed in various ways. In the academy, the media usually employed is the scientific journal. However, the access and the language used sometimes do not favor communication between researchers and the rest of civil society. Thus, the mass media is an alternative. The objective of this study was to analyze the performance of the Brazilian media both printed and television in the dissemination of epidemiological knowledge, from the perception of epidemiologists. We conducted a descriptive study using qualitative research methodology. Epidemiologists providing outstanding contributions to the development of the area were considered key informants. Data were collected through semi-structured individual interviews. Thus, a script consisted of a series of open questions was used, but only one was analyzed in this work. The recorded information was made through recording. For analysis of the transcribed material it was employed the technique of the Collective Subject Discourse (CSD), which is a proposal for the organization and tabulation of qualitative data of verbal nature that seeks to join the individual speeches issued by respondents to express the thought of a collectivity. Of the total respondents, five were female, and, in general, individuals linked for years to public institutions of higher education. Eight epidemiologists were interwed in which five were female and, in general, individuals linked for years to public institutions of higher education. The following central ideas about the role of the Brazilian media in the dissemination of scientific knowledge produced within the epidemiology were identified: A) In a way, it gives to make a positive evaluation of the media, B) Researchers must engage in proper translation of scientific knowledge to the media, because it will always be looking for things that cause impact, C) the approach is very shallow, with rare and honorable exceptions, there isn’t in the media a deeper analysis of selected results of epidemiological studies, D) in general, the media has a greater commitment to the economic interests than with the information, and E) I have already given several interviews and what I said was not what came out. For the respondents, often, conclusive data from epidemiological researches are published in the print and broadcast media in a decontextualized way, without taking into account the methodological strategy adopted and its limitations. The problem is that the partial understanding, or even incorrect, from the scientific knowledge produced, generates consequences for the population, as the stigmatization of certain social groups. In one of the CSD, occurs a question that it is up to the epidemiologist contributing to the results of their studies are properly aired in the press. Communication and dissemination of epidemiological knowledge in language accessible to the general public is therefore one of the tasks of this professional. Some respondents also emphasize that the media is a rich and differentiated space for the dissemination of epidemiological knowledge. Therefore it has the potential, not always explored to promote a closer relationship between researchers and beneficiaries of science.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2016.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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