Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathaliaSouzaViana.pdf416,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolhas ocupacionais relacionadas ao estudo de empregadas domésticas que moram no local de trabalho
Autor(es): Viana, Nathalia Souza
Orientador(es): Santos, Vagner dos
Assunto: Trabalho doméstico
Empregados domésticos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: VIANA, Nathalia Souza. Escolhas ocupacionais relacionadas ao estudo de empregadas domésticas que moram no local de trabalho. 2016. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: Nas últimas décadas a Terapia Ocupacional tem reconhecido fatores de contextos sociais como elementos de grande influência e determinação das ocupações humanas com foco em aspectos de imposições do capitalismo, em vivências de exclusão e inclusão no cotidiano, como questões de gênero, escolarização, mercado de trabalho e contextos sociais. Objetivo: Este trabalho busca analisar e descrever como fatores sociais e econômicos podem implicar nas escolhas ocupacionais de educação e trabalho de empregadas domésticas do Distrito Federal. Metodologia: Foram entrevistadas 5 empregadas domésticas que residem no local de trabalho. A busca ocorreu em áreas do Plano Piloto, especificamente nas regiões da Asa Sul e Asa Norte, essas áreas foram escolhidas por serem áreas de alto poder de consumo no Distrito Federal. Para analisar os dados obtidos foi utilizado o método de análise de Condensação Sistemática de Texto (STC). Resultados: Todas as participantes do estudo eram da região nordeste, tinham mais de três décadas de experiência profissional e enfrentaram desafios nas escolhas ocupacionais relacionadas a educação. Entre os fatores que influenciaram nas escolhas ocupacionais de forma a limitar o desenvolvimento destas atividades, destaca-se pouco/nenhum apoio/incentivo familiar; ausência/difícil acesso a escolas; jornada prolongada de trabalho. Quanto aos fatores que influenciam de maneira positiva as escolhas ocupacionais relacionadas a educação, destaca-se o significado que remete a melhor preparado para a vida/trabalho; e uma possível transição para outros postos no mercado de trabalho. Conclusão: A partir dos relatos nas entrevistas coletadas percebe-se que a injustiça ocupacional é evidente no contexto social das participantes, contexto esse onde observa-se que situações de pobreza prevalecem, questões de vulnerabilidade que ocasionaram transições ocupacionais ainda na infância. Esses fatores podem ter influência nas atuais circunstancias dessas mulheres, pertencentes a uma mesma ocupação, empregadas domésticas que residem no local de trabalho.
Abstract: Introduction: In recent decades, Occupational Therapy has recognized factors of social contexts as influential elements and determination of human occupations focusing on aspects of capitalism impositions in exclusion experiences and inclusion in daily life, such as gender, education, market work and social contexts. Objective: This study aims to analyze and describe how social and economic factors could cause the occupational choices of education and working maids of the Federal District. Methods: We interviewed five maids who reside in the workplace. The search occurred in areas of the Pilot Plan, specifically in the regions of the South Wing and Wing North these areas were chosen because they handle are areas with high power consumption in the Federal District. To analyze the data we used the method of analysis Condensation Text Systematics (STC). Results: All study participants were from the northeast region had more than three decades of professional experience and challenges faced in occupational choices related to education. Among the factors that influenced the occupational choices in order to limit the development of these activities, it stands out little / no support / family incentive; absence / difficult access to schools; extended working hours. As for the factors that influence positively the occupational choices related to education, there is the meaning which refers to better prepared for life / work; and a possible transition to other jobs in the labor market. Conclusion: From the reports on the collected interviews it is clear that occupational injustice is evident in the social context of participants context that where it is observed that poverty prevail, vulnerability issues that caused occupational transitions in childhood, these factors may to influence the current circumstances of these women, belonging to the same occupation, maids living in the workplace.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons