Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RejaneOliveiraGomes.pdf533,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: "O Clube do Imperador" : o ensino de história nas lentes do cinema
Autor(es): Gomes, Rejane Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: História - estudo e ensino
Cinema na educação
O clube do imperador (Filme : 2002)
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: GOMES, Rejane Oliveira. "O Clube do Imperador": o ensino de história nas lentes do cinema. 2015. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Trata-se de uma análise das representações do ensino de história presentes no filme “O Clube do Imperador” (EUA, 2002). As situações de ensino e aprendizagem da história greco-romana, retratadas no filme, que se passa nos anos 1970 em um internato exclusivo para rapazes provenientes das camadas mais privilegiadas da sociedade americana, revelam um conjunto de imagens que caracterizam a história enquanto disciplina escolar e que dizem respeito aos objetivos e métodos de ensino, aos conteúdos curriculares, às concepções de história, aos materiais didáticos, à avaliação da aprendizagem, ao papel do professor e à relação professor-alunos. Esta análise focou na problematização e historicização dos imaginários e práticas sociais que informam estas imagens.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons