Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13851
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_EricaBorgesTeixeira.pdf | 6,84 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Perceber 2 : software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos |
Autor(es): | Teixeira, Erica Borges |
Orientador(es): | Veneziano, Wilson Henrique |
Coorientador(es): | Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão |
Assunto: | Educação especial Autismo Tecnologia na educação Software - desenvolvimento Software educacional |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Jul-2016 |
Referência: | TEIXEIRA, Erica Borges. Perceber 2: software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos. 2016. viii, 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para tablets que possa contribuir para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes com autismo clássico. Para isso, foram levantados, junto aos professores especializados, os requisitos educacionais, que são a base pedagógica deste software. Com os dados coletados na fase de teste em casos reais de uso em escolas, foi possível perceber o aumento de interesse dos alunos e o entusiasmo dos professores ao utilizar o software como recurso complementar na aprendizagem em sala de aula. Concluiu-se, assim, que a tecnologia assistiva é cada vez mais bem recebida por escolas para melhorar o processo de inclusão digital e social das pessoas com autismo clássico e pode ser continuamente utilizada nessa área. |
Abstract: | The objective of this work is to develop a software for tablets that can contribute to the development of visual perception of students with classic autism. Educational requirements were raised along with specialized teachers forming the pedagogical basis of this software. With the data collected in the test phase in real use cases in schools, it was possible to perceive the increase in student interest and enthusiasm of teachers when using the software as a complementary resource on learning in the classroom. It is therefore concluded that the Assistive Technology is increasingly well received by schools to improve the process of digital and social inclusion of people with classic autism and can be used continuously in this area. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Computação |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons