Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrieladaSilvaSantos.pdf707,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de um instrumento de subvenção pelo Governo Federal : Prêmio Pago ao Produtor Rural e/ou Cooperativas (PEPRO)
Autor(es): Santos, Gabriela da Silva
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Agricultura
PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural)
Produtos agrícolas - comercialização
Política de preços
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jul-2016
Referência: SANTOS, Gabriela da Silva. Análise de um instrumento de subvenção pelo Governo Federal: Prêmio Pago ao Produtor Rural e/ou Cooperativas (PEPRO). 2015. [24] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Para garantir a demanda aos produtores rurais, com uma renda positiva, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) possui uma Política de Garantia dos Preços Mínimos (PGPM), essa política estabelece um valor mínimo à um determinado produto, equalizando a oferta e demanda e definindo um preço mínimo para cada região. Quando o volume de produção de uma região está alto, ou seja, a oferta está maior que a demanda, o preço daquela região tende a ficar abaixo do preço mínimo estabelecido pela PGPM, cenário este em que o governo federal precisa intervir e garantir ao produtor o lucro estimado. Para equalizar e garantir ao produtor o preço mínimo do produto, o governa possui alguns instrumentos de subvenção. Um desses instrumentos é o Prêmio Paga ao Produtor Rural e/ou sua cooperativa – PEPRO. O Pepro é uma subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência (estabelecido pelo Governo Federal) e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão. O objetivo principal do Pepro é garantir o preço mínimo ao produtor e cooperativa. Acompanhamos a operação do milho dentro do Pepro, através de dados informativos, e suas regiões de atuação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Graduação em Gestão do Agronegócio, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons