Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RuhanValadaresPrestes.pdf839,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e vantagens no cooperativismo : estudo de caso em uma cooperativa de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal
Autor(es): Prestes, Ruhan Valadares
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Produtos agrícolas - comercialização
Cooperativas agrícolas
Cooperativismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jul-2016
Referência: PRESTES, Ruhan Valadares. Desafios e vantagens no cooperativismo: estudo de caso em uma cooperativa de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. 2015. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi realizado durante o estágio supervisionado na EMATER – DF, e tem como objeto de estudo a Cooperativa de produtores de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal – Multiflor que recebe assistência técnica desde o momento de sua concepção. O trabalho visa explorar e descrever panorama de atuação da cooperativa na tentativa de encontrar implicações da prática do cooperativismo, as principais vantagens que levam os cooperados a se unirem e os desafios encontrados na busca pela efetividade da organização. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratório-descritiva realizada através dos instrumentos de observação participativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi possível observar que a cooperativa é importante para auxiliar seus cooperados no enfrentamento da concorrência, a partir da negociação com fornecedores, dando acesso ao mercado, incentivando a produção, diminuindo custos, introduzindo ferramentas de gestão nas propriedades, integrando funções administrativas e estabelecendo estratégias, no entanto a organização enfrenta diversos desafios para manter-se competitiva, se capitalizar, manter a coesão dos cooperados, se tornar independente dos órgãos governamentais responsáveis diretamente pela sua criação, tomar decisões acertadas e enfrentar diversos conflitos internos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons