Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelaNascimentoAndrade.pdf533,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Hildegarda de Bingen : o reconhecimento de autoridade e a defesa de uma cultura feminina no século XII
Autor(es): Andrade, Isabela Nascimento
Orientador(es): Brochado, Claudia Costa
Assunto: Bingen, Hildegarda de, 1098-1179
Idade Média
Idade Média - atuação feminina
Mulheres - história
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: ANDRADE, Isabela Nascimento. Hildegarda de Bingen: o reconhecimento de autoridade e a defesa de uma cultura feminina no século XII. 2016. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a atuação feminina na Idade Média, no sentido de construção de uma autoridade e de uma genealogia tipicamente femininas no período. Para isso tomamos como objeto de estudo a abadessa Hildegarda de Bingen (1098-1978), por meio da análise de cartas trocadas com homens e mulheres, que evidenciam ter sido ela grande autoridade no meio eclesiástico e laico. Nelas ela defende também uma relação especial com outras religiosas, indícios de uma preocupação sua na construção de uma genealogia feminina. Trabalhamos com o conceito de política sexual para entendermos como se deram as relações dos e entre os sexos no período medieval, pois isso terá grande influência nos processos de abertura e fechamento dos espaços de atuação feminina, lhes permitindo ou não construir autoridade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons