Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FabiodosSantosReis.pdf222,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caio Mário, um revolucionário popular? O problema do recrutamento dos Capite Censi na república romana nos finais do séc II. a.C.
Autor(es): Reis, Fábio dos Santos
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: Revoluções
Roma - história - Império - conflitos
Exército romano
Mário, Caio, 157 a.C. – 86 a.C.
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: REIS, Fábio dos Santos. Caio Mário, um revolucionário popular? O problema do recrutamento dos Capite Censi na república romana nos finais do séc II. a.C. 2016. 43 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar se Caio Mário agiu como um revolucionário popular ao introduzir mudanças significativas no recrutamento do exército romano, ou se apenas institucionalizou uma prática já conhecida na segunda metade da república, abalada por crises sem precedentes. Com efeito, nas últimas duas décadas do séc. II a.C. a republica romana enfrentava diversos problemas internos gerados por uma série de crises políticas, em especial com os irmãos Tibério e Caio Graco, que lideravam conflitos entre as duas facções existentes no cenário político romano: os Populares vindos da Ordem Eqüestre, e os Optimates, oriundos da elite senatorial. Outros problemas que atingiram Roma nesse período foram os conflitos no outrora reino aliado no Norte da África (Guerra Jugurtina na Numídia) e na Gália Cisalpina (invasão de cimbros e teutões). Antes mesmo de esses dois conflitos surgirem, Roma já enfrentava problemas para o recrutamento nas fileiras da milícia de proprietários, como era o exército romano à época. Tendo como objetivo aumentar o número de legionários a serviço da república, a partir de 107 a.C. o cônsul Caio Mário instituiu o recrutamento de voluntários dentro da classe dos proletarii, que pelas regras vigentes em Roma estariam dispensados do serviço militar. Contudo, essa ação de Mário já havia sido utilizada em outras situações de crise.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons