Resumo: | O projeto intitulado “Caboco: brasilidade em tramas e madeiras” foi desenvolvido a partir da utilização matérias-primas alternativas para criar produtos que minimizem o prejuízo para a natureza, sempre buscando impactos socioambientais positivos.
Nesse projeto, foram apropriadas de diferentes, porém complementares, áreas do design, como o design de superfície, tecelagem, e o design de móveis. Sendo assim, foi desenvolvido uma linha de móveis com valores socioambientais, criados a partir da utilização de matérias-primas nacionais, refletindo as cores, as formas e as características dos centros urbanos brasileiros. A fim de explorar toda a rica diversidade que esses ambientes possuem.
No desenvolvimento dos produtos inclui-se um processo que envolveu o ciclo de vida desde a extração e eliminação de matéria-prima, no desenvolvimento do projeto e na fabricação, na embalagem, no transporte, na utilização e na durabilidade, até o reaproveitamento ou atualização.
Para o projeto, foi desenvolvida uma linha de móveis com design de superfície têxtil, a poltrona Bálsamo e o armário de pé Citadino. Os móveis foram produzidos a partir de matérias-primas oriundas de manejo ambiental sustentável, como a madeira, jatobá, o algodão natural e fibras oriundas da árvore rami. |