Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13816
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GleiseOliveiradaSilva.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do sensoriamento remoto no Cadastro Ambiental Rural : estudo de caso nos assentamentos do Mato Grosso
Autor(es): Silva, Gleise Oliveira da
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Sensoriamento remoto
Assentamentos rurais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: SILVA, Gleise Oliveira da. O papel do sensoriamento remoto no cadastro ambiental rural: estudo de caso nos assentamentos do Mato Grosso. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2015.
Resumo: O novo código florestal, sancionado em 2012, tornou obrigatório o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os imóveis rurais, sendo eles desde assentamentos até pequenas, médias e grandes propriedades. Seu objetivo é ter um maior controle sobre as propriedades rurais a fim de monitorar e fiscalizar o desmatamento, além de contribuir para o planejamento ambiental, recuperação de áreas degradas, formação de corredores ecológicos, conservação de recursos e melhoria da qualidade ambiental. O sensoriamento remoto é um instrumento de grande importância em umas das etapas do CAR, pois é a partir das imagens captadas por satélite que se pode ter uma avaliação quantitativa da vegetação de um determinado imóvel rural, ou seja, poderá verificar sua área total e quanto há de área de preservação permanente e reserva legal. Utilizou-se de estudos de casos para fim de compreender a relação que há entre o sensoriamento remoto e o CAR, a partir de uma explanação e análise dos mesmos. Foi tratado, também, sobre a reforma agrária, assentamentos no Mato Grosso e seu processo de inscrição deles no CAR.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons