Resumo: | É indiscutível á presença de materiais poliméricos em nosso dia a dia da maioria das pessoas, pois muitos dos utensílios e equipamentos que fazemos uso são a base de polímeros. Então, o fato de fazer parte da vida de nossos alunos, torna a polímeros, uma temática contextualmente significativa para ser explorada em aulas de Química. O uso de temáticas proporciona ao ensino de Ciências a possibilidade de discutir aspectos sociais, ambientais, econômicos, subsidiados pelo conhecimento da Ciência. Dentre as estratégias a serem desenvolvidas na sala de aula com temáticas podemos destacar a realização de experimentos como atividades investigativas, buscando ir além da visão macroscópica, ou seja, explorando igualmente explicações microscópicas. O trabalho em questão tem, portanto, como objetivo, propor uma atividade experimental, precedida de um texto contextualizador. O tema á ser discutido é a forma de controle do fogo, com ênfase no uso de polímeros aditivados com retardante de chama. O texto e o experimento mostram, e discutem como se dá o processo de queima, e quais são as possibilidades de retardar, essa manifestação da combustão. O publico alvo do texto e do experimento, são os alunos, do ensino médio, e o material deve ser á ser trabalhado por professores. |