Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasDiolindodeSousa.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental e suas contribuições para a compreensão sobre aves do cerrado, por uma turma de 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Lucas Diolindo de
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Educação ambiental
Ave
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Jul-2016
Referência: SOUSA, Lucas Diolindo de. A educação ambiental e suas contribuições para a compreensão sobre aves do Cerrado, por uma turma de 5º ano do ensino fundamental. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho recorre a uma experiência de um projeto de Extensão, denominado “Formação de Professores em Educação Ambiental” que foi realizado em uma escola pública da cidade de Planaltina-DF com o tema: “Aprendendo com a natureza: aves do Cerrado”, na qual o professor por meio de aulas de Educação Ambiental (a Educação Ambiental é apresentada pelos PCN como Tema Transversal) aborda com seus alunos questões ambientais e aves do Cerrado, em especial as que habitam na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Foi feita a interpretação visual de quatro trabalhos realizados pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental para compreender a percepção e a sensibilidade que o aluno adquire com o passar do tempo a respeito do Bioma Cerrado, aves do Cerrado e sua relação com o ambiente. Através de aulas de Educação Ambiental, observa-se então que no primeiro mês trabalhando Educação Ambiental o estudante percebe a importância da preservação do Bioma Cerrado, e dois meses depois se obtém um salto cognitivo na qual o estudante já consegue identificar algumas espécies de aves do Cerrado, e ao finalizar o semestre pode-se notar a sensibilização dos estudantes com as cores das aves, o seu papel vital no Bioma, a diversidade de espécies que os alunos trazem, as características que são percebidas em cada ave e a riqueza do material produzido por eles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons