Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreRicardoPinheirodaSilvaJunior.pdf382,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Narrativas de alunos e professores sobre uma atividade de campo em Minas Gerais
Autor(es): Silva Júnior, André Ricardo Pinheiro da
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Atividades de campo
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jul-2016
Referência: SILVA JÚNIOR, André Ricardo Pinheiro da Narrativas de alunos e professores sobre uma atividade de campo em Minas Gerais. 2015. [23] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: As atividades de campo fazem parte de um significativo espaço de atuação pedagógica para o ensino das Ciências Naturais, pois possibilitam um vasto repertório de abordagens, tornam as aulas mais atraentes, ofertam um contato mais aproximado com o ambiente, quando ele é objeto de estudo e, o que é mais valioso, um melhor entendimento prático dos fenômenos. O objetivo deste trabalho foi analisar as narrativas dos alunos e professores participantes de uma saída de campo e verificar se neles é possível identificar motivação, aprendizado significativo, discursos de caráter interdisciplinar e a possibilidade de melhora nas relações aluno-aluno, aluno-professor e aluno-objeto de estudo. Para alcançá-lo, foi realizada uma atividade de campo com aulas em espaços não formais de ensino e solicitado aos participantes a escritura de um relato livre. Participaram da pesquisa trinta e seis estudantes e três professores. Os resultados mostraram que o sucesso da atividade de campo “Viagem a Minas Gerais” se deveu ao trabalho interdisciplinar realizado pelos professores e ao planejamento prévio das atividades, que permitiu uma abordagem de temas integrados, durante o passeio.
Abstract: The Field activity makes part of a significative space of pedagogic actuation in the teaching of Natural Sciences, therefore they allow a large inventory of subjects, that make the classes more atractive, offers a closer contact within the environment, when it is an study objective, what is the most value, a better practice understanding of the phenomenons. The main objective of this work was to anilyze the reports of the students and the teachers who went to the Field Activities and verify if is possible in them to identify motivation, significative learning, discourses of interdiciplinary characters and the possibility to improve the student-student relationship, student-teacher, and student-subject of study. To reach them, was realized a field activity with the classes in non formal spaces of teaching and requesting to the people who joined the writing of a report. They were thirty six students and three teachers. The results had shown that the sucsess of the field activity Viagem a Minas Gerais happened thanks to the interciplinary work realized by the insights of the teachers and the previous planning of the activities, that allowed the study of the integrated phenomenons, during the trip.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons