Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13791
Título: | Ensino de ciências naturais em escolas rurais de Sobradinho e Planaltina-DF |
Autor(es): | Santos, Mauro Augusto Barbosa dos |
Orientador(es): | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Ambiente escolar Educação do campo |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 22-Jul-2016 |
Referência: | SANTOS, Mauro Augusto Barbosa dos. Ensino de ciências naturais em escolas rurais de Sobradinho e Planaltina-DF. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | O campo é um ambiente fértil quando destinado ao ensino, pois nele existem componentes que são objetos de estudo, principalmente na disciplina de ciências ministrada no ensino fundamental. A presente pesquisa buscou compreender e relacionar se o cotidiano e as vivências dos estudantes que habitam e estudam no Centro Educacional Taquara e no Centro Educacional Professor Carlos Ramos Mota, localizados respectivamente em zonas rurais de Planaltina-DF e Sobradinho podem influenciar o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais. A expectativa é verificar se pelo fato de terem contato com componentes do campo como fauna, flora, ecossistemas e agroecossistemas e também muitas vezes serem personagens da relação homem – natureza, pode haver impacto positivo no processo educativo. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, baseada em entrevista e questionários aplicados a estudantes e professores, além de observações do ambiente escolar e de aulas de Ciências Naturais em turmas do 6º e 7º ano das escolas pesquisadas. Os resultados demonstraram que o meio rural contribui e traz influências benéficas ao ensino e aprendizagem de ciências, entretanto confirma as dificuldades existentes no meio escolar rural como aspectos relacionados a formação de professores, infraestrutura da escola e transporte inadequado oferecido aos estudantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons