Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MauroAugustoBarbosadosSantos.pdf949,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de ciências naturais em escolas rurais de Sobradinho e Planaltina-DF
Autor(es): Santos, Mauro Augusto Barbosa dos
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ambiente escolar
Educação do campo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Jul-2016
Referência: SANTOS, Mauro Augusto Barbosa dos. Ensino de ciências naturais em escolas rurais de Sobradinho e Planaltina-DF. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O campo é um ambiente fértil quando destinado ao ensino, pois nele existem componentes que são objetos de estudo, principalmente na disciplina de ciências ministrada no ensino fundamental. A presente pesquisa buscou compreender e relacionar se o cotidiano e as vivências dos estudantes que habitam e estudam no Centro Educacional Taquara e no Centro Educacional Professor Carlos Ramos Mota, localizados respectivamente em zonas rurais de Planaltina-DF e Sobradinho podem influenciar o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais. A expectativa é verificar se pelo fato de terem contato com componentes do campo como fauna, flora, ecossistemas e agroecossistemas e também muitas vezes serem personagens da relação homem – natureza, pode haver impacto positivo no processo educativo. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, baseada em entrevista e questionários aplicados a estudantes e professores, além de observações do ambiente escolar e de aulas de Ciências Naturais em turmas do 6º e 7º ano das escolas pesquisadas. Os resultados demonstraram que o meio rural contribui e traz influências benéficas ao ensino e aprendizagem de ciências, entretanto confirma as dificuldades existentes no meio escolar rural como aspectos relacionados a formação de professores, infraestrutura da escola e transporte inadequado oferecido aos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons