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dc.contributor.advisorPorto, Franco de Salles-
dc.contributor.authorOliveira, Guilherme Gustavo de Sousa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Guilherme Gustavo de Sousa. Ensino de física: uma análise comparativa das atividades experimentais em turmas da educação de jovens de adultos. 2015. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.en
dc.description.abstractAs dificuldades encontradas no Ensino de Física por parte dos alunos já é bem conhecida pelos professores dessa área, tendo em vista que um dos fatores que contribuem para essas adversidades são atribuídas a desmotivação dos estudantes que por sua vez está atrelada a aula tradicional que o educador ministra. Na Educação de Jovens e Adultos, é importante que o professor trabalhe os conteúdos relacionando com o cotidiano dos seus alunos. Muitos autores frisam a importância da experimentação no Ensino de Física, visando superar essas dificuldades. Dentro da atividade experimental, temos duas formas de experimentos que serão abordados nesse estudo: atividade experimental demonstrativa e atividade experimental investigativa. O presente estudo teve por finalidade identificar, por meio de atividade experimental de demonstração e de investigação, qual promove uma aprendizagem mais significativa no Ensino de Física. Após a realização das atividades experimentais, conclui-se que a abordagem investigativa obteve um melhor desempenho com relação a abordagem demonstrativa, no entanto o experimento demonstrativo foi mais eficaz em prender a atenção dos estudantes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEnsino de física : uma análise comparativa das atividades experimentais em turmas da educação de jovens de adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-07-21T11:51:54Z-
dc.date.available2016-07-21T11:51:54Z-
dc.date.issued2016-07-21T11:51:54Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13770-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subjectExperimentaçãoen
dc.subjectFísica - estudo e ensinoen
dc.description.abstract1The difficulties encountered in physics teaching by the students are already well known by teachers in this area, given that one of the factors contributing to these adversities are due to assigned to demotivation of students which in turn is linked to traditional classes given by the teachers. In the Youth and Adult Education, it is important for the teacher to work the contents relating to the daily lives of their students. Many authors emphasize the importance of experimentation in physics teaching, aiming to overcome these difficulties. Within the experimental activity, we have two types of experiments of experiments that will be mentioned in this study: Demonstrative experimental activity and investigative experimental activity. This study aimed to identify, through experimental activity demonstration and research, which promotes a more meaningful learning in physics teaching. After carrying out experimental activities, it is concluded that the investigative approach achieved a better performance against demonstrative approach, however demonstrative experiment was more effective in holding the attention of students.en
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