Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RenatoGomes_WalkiriaOliveira_MarcusBorges.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e implementação de um sintetizador sonoro
Autor(es): Gomes, Renato Cavalcante de Almeida
Oliveira, Walkiria Eyre de
Borges, Marcus Vinicius Guimarães
Orientador(es): Rocha, Adson Ferreira da
Assunto: Sintetizador sonoro
Sistema MIDI
Som - registro e reprodução - técnicas digitais
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 4-Jan-2011
Referência: GOMES, Renato Cavalcante de Almeida; OLIVEIRA, Walkiria Eyre de; BORGES, Marcus Vinicius Guimarães. Projeto e implementação de um sintetizador sonoro. 2009. 58 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho é o projeto e implementação de um sintetizador sonoro, voltado para produção musical e criação de sons. O projeto se divide em dois módulos principais. O primeiro consiste em um gerador sonoro construído utilizando-se hardware de PC. Foi feita esta escolha devido à facilidade de programação, baixo custo e alto poder de processamento. O segundo módulo consiste em um sistema de controle microprocessado composto por um teclado semelhante ao de um piano, um visor de LCD e alguns botões para configuração dos parâmetros. Estes parâmetros são enviados ao módulo gerador de som através de uma porta serial e um protocolo específico chamado MIDI. O módulo gerador, de posse destes parâmetros, gera o som com características de timbre correspondentes aos parâmetros de entrada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1377
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.