Título: | Marketing em odontologia : análise do uso das ferramentas de marketing pelos profissionais de odontologia na região da Asa Sul de Brasília – estudo piloto |
Outros títulos: | Dental marketing : analysis of the use of marketing tools by the dental professionals at the region of Asa Sul of Brasília – pilot study |
Autor(es): | Ribeiro, Elton |
Orientador(es): | Lima, Adriano de Almeida de |
Assunto: | Ferramentas de marketing Odontologia - marketing |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 19-Jul-2016 |
Referência: | RIBEIRO, Elton. Marketing em odontologia: análise do uso das ferramentas de marketing pelos profissionais de odontologia na região da Asa Sul de Brasília – estudo piloto. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O uso das ferramentas de marketing na odontologia pelos
cirurgiões-dentistas e pelas clínicas odontológicas tem como
objetivos captar novos pacientes e melhorar a qualidade do
serviço prestado aos pacientes. Como consequência, as clínicas
terão pacientes mais satisfeitos e profissionais mais motivados
com o trabalho feito. O objetivo do presente trabalho é analisar
como as ferramentas de marketing são utilizadas pelos cirurgiões
dentistas e pelas clínicas odontológicas na região da Asa Sul de
Brasília, bem como avaliar o desempenho do questionário
elaborado para o trabalho. A metodologia usada consiste em
realizar entrevistas para aplicar o questionário elaborado para a
pesquisa. O estudo evidenciou que os profissionais de
odontologia utilizam, principalmente, as ferramentas de marketing
de relacionamento para a captação de novos pacientes. Dessa
forma, todos os entrevistados relatam ter a indicação como
processo de obtenção de novos pacientes. Também foi verificado
qual ferramenta é mais utilizada para a divulgação dos serviços,
constatando-se o uso do meio virtual. Através da análise dos
resultados obtidos, conclui-se que os profissionais de odontologia
da região da Asa Sul de brasília utilizam ferramentas de
marketing específicas que os auxiliam a agregar qualidade e
valor aos seus atendimentos, bem como atrair novos clientes.
Tais ferramentas estão compreendidas pelo marketing de
relacionamento, marketing interno e marketing externo. |
Abstract: | The use of marketing tools in dentistry by the dental surgeons
and dental clinics has as main objective to gather new patients
and to improve the service’s quality offered to the patients. As
consequence, the dental clinics will have more pleased patients
and professionals more motivated with their work. The objective
of the present essay is to analyze how does the marketing tools
are used by the dental surgeons and by dental clinics at the
region of Asa Sul of Brasília, as well as to evaluate the
questionnaire’s performance elaborated to the essay. The
methodology consists in doing interviews to apply the
questionnaire elaborated to the essay. The study showed that the
dental surgeons use, mainly, relationship marketing tools to
gather new patients. In this way, all of the interviewed report to
use the indication as a process to gather new patients. It was also
noticed that the most used tool to propagate their services is the
use of virtual media. Through the analyses of the results, it is
possible to conclude that the dental professionals in the region of
Asa Sul of Brasília use specific marketing tools that help to add
quality and value to their appointments, as well as gather new
patients. These tools are comprehended by relationship
marketing, internal marketing and external marketing. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Odontologia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|