Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EltonRibeiro.pdf247,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing em odontologia : análise do uso das ferramentas de marketing pelos profissionais de odontologia na região da Asa Sul de Brasília – estudo piloto
Outros títulos: Dental marketing : analysis of the use of marketing tools by the dental professionals at the region of Asa Sul of Brasília – pilot study
Autor(es): Ribeiro, Elton
Orientador(es): Lima, Adriano de Almeida de
Assunto: Ferramentas de marketing
Odontologia - marketing
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: RIBEIRO, Elton. Marketing em odontologia: análise do uso das ferramentas de marketing pelos profissionais de odontologia na região da Asa Sul de Brasília – estudo piloto. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O uso das ferramentas de marketing na odontologia pelos cirurgiões-dentistas e pelas clínicas odontológicas tem como objetivos captar novos pacientes e melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes. Como consequência, as clínicas terão pacientes mais satisfeitos e profissionais mais motivados com o trabalho feito. O objetivo do presente trabalho é analisar como as ferramentas de marketing são utilizadas pelos cirurgiões dentistas e pelas clínicas odontológicas na região da Asa Sul de Brasília, bem como avaliar o desempenho do questionário elaborado para o trabalho. A metodologia usada consiste em realizar entrevistas para aplicar o questionário elaborado para a pesquisa. O estudo evidenciou que os profissionais de odontologia utilizam, principalmente, as ferramentas de marketing de relacionamento para a captação de novos pacientes. Dessa forma, todos os entrevistados relatam ter a indicação como processo de obtenção de novos pacientes. Também foi verificado qual ferramenta é mais utilizada para a divulgação dos serviços, constatando-se o uso do meio virtual. Através da análise dos resultados obtidos, conclui-se que os profissionais de odontologia da região da Asa Sul de brasília utilizam ferramentas de marketing específicas que os auxiliam a agregar qualidade e valor aos seus atendimentos, bem como atrair novos clientes. Tais ferramentas estão compreendidas pelo marketing de relacionamento, marketing interno e marketing externo.
Abstract: The use of marketing tools in dentistry by the dental surgeons and dental clinics has as main objective to gather new patients and to improve the service’s quality offered to the patients. As consequence, the dental clinics will have more pleased patients and professionals more motivated with their work. The objective of the present essay is to analyze how does the marketing tools are used by the dental surgeons and by dental clinics at the region of Asa Sul of Brasília, as well as to evaluate the questionnaire’s performance elaborated to the essay. The methodology consists in doing interviews to apply the questionnaire elaborated to the essay. The study showed that the dental surgeons use, mainly, relationship marketing tools to gather new patients. In this way, all of the interviewed report to use the indication as a process to gather new patients. It was also noticed that the most used tool to propagate their services is the use of virtual media. Through the analyses of the results, it is possible to conclude that the dental professionals in the region of Asa Sul of Brasília use specific marketing tools that help to add quality and value to their appointments, as well as gather new patients. These tools are comprehended by relationship marketing, internal marketing and external marketing.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Odontologia, 2016.
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons