Título: | A relação unidade de conservação – comunidade : um estudo de caso a partir do grupo de mulheres Maria Faceira na Estação Ecológica de Águas Emendadas Planaltina - DF |
Autor(es): | Duarte, Luis Guilherme Dias |
Orientador(es): | Tamaio, Irineu |
Assunto: | Educação ambiental Degradação ambiental Crescimento urbano Estação Ecológica de Águas Emendadas (Planaltina - DF) Unidades de conservação da natureza |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Jul-2016 |
Referência: | DUARTE, Luis Guilherme Dias. A relação unidade de conservação – comunidade: um estudo de caso a partir do grupo de mulheres Maria Faceira na Estação Ecológica de Águas Emendadas Planaltina - DF. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | Diante dos inúmeros problemas socioambientais que a sociedade vem enfrentando, muitos deles ocasionados pela ação humana, tais como crescimento populacional desordenado, acúmulo de lixo nas metrópoles, degradação de fauna e flora, dentre outros, surge a necessidade de elaborar políticas públicas para minimizar a degradação ambiental. Dentre essas políticas destaca-se a Educação Ambiental, área de conhecimento utilizada nessa pesquisa, que por sua vez foi realizada com um grupo de mulheres denominadas Maria Faceira, grupo esse formado por 12 moradoras do bairro Mestre D’armas, na Região Administrativa de Planaltina – DF. Esse bairro fica às margens da Unidade de Conservação Estação Ecológica de Águas Emendadas, que por sua vez está ilhada devido às pressões impostas pelo crescimento imobiliário, acúmulo de lixo, caça e pesca, e derrubada de árvores para extração de madeira. Os educadores da Unidade de Conservação se mobilizaram para trabalhar Educação Ambiental com essa comunidade do entorno. O objetivo da pesquisa foi compreender qual a contribuição que a Educação Ambiental pode dar no processo de Desenvolvimento de pertencimento da Unidade de Conservação pelo grupo de moradoras do entorno e de que forma essa interação comunidade – meio pode contribuir para isso. Essa pesquisa está inserida no campo metodológico da abordagem qualitativa, foi aplicado um questionário para o grupo Maria Faceira e o resultado obtido foi satisfatório mostrando que a Educação Ambiental é uma ação política extremamente importante no processo de reconhecimento da área protegida e dos recursos naturais. |
Abstract: | On the numerous environmental problems that society is facing, many of them caused by human action, such as disordered population growth, waste accumulation in the metropolis, fauna and flora degradation, among others, the need arises to develop public policies to minimize degradation environmental. Among these policies there is the environmental education, knowledge of area used in this research, which in turn was held with a group of women called Mary Coquette, this group made up of 12 residents of the neighborhood Master D'arms Administrative Region of Planaltina - DF. This neighborhood sits on the banks of the Ecological Station of conservation Emendadas waters, which in turn is islanded due to the pressures imposed by the real estate growth, accumulation of garbage, hunting and fishing, and logging for timber extraction. Educators Conservation Unit were mobilized to work environmental education with that of the surrounding community. The objective of the research was to understand the contribution that environmental education can give the belonging development process of the protected area by the surrounding residents group and how this interaction community - means may contribute to this. This research is part of the methodological field of qualitative approach, a questionnaire was administered to Maria Coquette group and the result was satisfactory showing that environmental education is an extremely important policy action in the process of recognition of the protected area and natural resources. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|