Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AictyrLomonteTamanaha.pdf218,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.authorTamanaha, Aictyr Lomonte-
dc.identifier.citationTAMANAHA, Aictyr Lomonte. Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamental. 2015. [25] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEsse estudo visa analisar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita de um estudante diagnosticado como Deficiente Intelectual e que está matriculado em uma turma inclusiva da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Pretende-se, a partir da investigação inicial, realizar um diagnóstico psicopedagógico das dificuldades encontradas por este estudante, e, a partir das informações obtidas, realizar intervenções psicopedagógicas com a finalidade auxiliar na reelaboração dos processos de leitura e de escrita do aluno. Tem-se como objeto central de estudo os processos na leitura e escrita de um estudante diagnosticado com Deficiente Intelectual, incluído em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, que segundo o relato da queixa o aluno é apontado pelo professor como não alfabetizado e encontra-se em situação de defasagem de conteúdos. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) analisar se o estudante apresenta na compreensão temporal de fatos (ii) perceber se o estudante compreende o conceito de letra, sílaba e palavra; (iii) aferir em que nível de escrita o estudante se encontra, segundo os estudos da Psicogênese de Emília Ferrero e Ana Teberosky.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2016-07-19T19:49:41Z-
dc.date.available2016-07-19T19:49:41Z-
dc.date.issued2016-07-19T19:49:41Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13750-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectDeficiência intelectualen
dc.subjectEnsino fundamental - séries iniciaisen
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen
dc.subjectIntervenção psicopedagógicaen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons