Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Patrícia Tuxi dos | - |
dc.contributor.author | Tamanaha, Aictyr Lomonte | - |
dc.identifier.citation | TAMANAHA, Aictyr Lomonte. Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamental. 2015. [25] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. | en |
dc.description.abstract | Esse estudo visa analisar os processos de aprendizagem da leitura e da escrita de um estudante diagnosticado como Deficiente Intelectual e que está matriculado em uma turma inclusiva da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Pretende-se, a partir da investigação inicial, realizar um diagnóstico psicopedagógico das dificuldades encontradas por este estudante, e, a partir das informações obtidas, realizar intervenções psicopedagógicas com a finalidade auxiliar na reelaboração dos processos de leitura e de escrita do aluno.
Tem-se como objeto central de estudo os processos na leitura e escrita de um estudante diagnosticado com Deficiente Intelectual, incluído em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, que segundo o relato da queixa o aluno é apontado pelo professor como não alfabetizado e encontra-se em situação de defasagem de conteúdos. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) analisar se o estudante apresenta na compreensão temporal de fatos (ii) perceber se o estudante compreende o conceito de letra, sílaba e palavra; (iii) aferir em que nível de escrita o estudante se encontra, segundo os estudos da Psicogênese de Emília Ferrero e Ana Teberosky. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de um estudante deficiente intelectual incluído em turma regular do ensino fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T19:49:41Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T19:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19T19:49:41Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13750 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | en |
dc.subject | Ensino fundamental - séries iniciais | en |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | en |
dc.subject | Intervenção psicopedagógica | en |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|