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dc.contributor.advisorZaitune, Maria Paula do Amaral-
dc.contributor.authorPessoa, Jéssica Castro Cardoso-
dc.identifier.citationPESSOA, Jéssica Castro Cardoso. Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.en
dc.description.abstractEste estudo é um relato de experiência de Estágio Supervisionado do curso de Gestão em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, realizado no Centro de Saúde nº 2 do Itapoã, Distrito Federal. Objetivou-se conhecer as preferências de mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários no Centro de Saúde nº 2 do Itapoã, Distrito Federal, e elaborar proposta de intervenção, tendo em vista a falta desses mecanismos na Unidade. Utilizou-se o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) para escolha do problema a ser solucionado. Foi feita uma enquete com 40 usuários e 30 trabalhadores e como resultado notou-se que a maioria dos trabalhadores e usuários prefere a utilização de caixas coletoras para as manifestações, e em segunda opção surgiram o uso do aplicativo whatsapp, e-mail, ou sala de ouvidoria no próprio local. Foram deixadas recomendações para criação, implantação e divulgação de mecanismos de escuta na Unidade; para composição de uma equipe multiprofissional responsável pela escuta e devolutiva das manifestações; e maior divulgação do Conselho Regional de Saúde e telefone de Ouvidoria local. Conclui-se que não basta implantar um mecanismo de escuta, é preciso sensibilizar toda a equipe de saúde para que entendam a importância da participação social para a gestão da Unidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-07-19T16:17:35Z-
dc.date.available2016-07-19T16:17:35Z-
dc.date.issued2016-07-19T16:17:35Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13734-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)en
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoriaen
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil) - participação socialen
dc.subjectParticipação socialen
dc.description.abstract1This study is an account of supervised internship experience of Collective Health Management course at the University of Brasilia, held at the Health Center No. 2 Itapoã, Federal District. This study aimed to know the preferences of listening mechanisms for demonstration / participation of users in the Health Center No. 2 Itapoã, Federal District, and drafting a proposal for intervention, given the lack of such mechanisms in the unit. We used the method of Situational Strategic Planning (PES) to choose the problem to be solved. a poll with 40 users and 30 workers and as a result it was noted that the majority of workers and users was made prefer the use of collection boxes for the demonstrations, and second option emerged using whatsapp application, e-mail, or room ombudsman on site. Recommendations were left for the creation, deployment and dissemination of listening mechanisms in Unity; for composition of a multidisciplinary team responsible for listening and demonstrations; and wider dissemination of the Regional Health Council and local Ombudsman phone. In conclusion, do not just deploy a listening mechanism, it is necessary to sensitize all health staff so that they understand the importance of social participation in the management of the Unit.en
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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