Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13726
Título: | Catan químico : uma proposta de relação entre o lúdico e a aprendizagem |
Autor(es): | Caiado, Graziela Silva |
Orientador(es): | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias |
Assunto: | Aprendizagem Atividades lúdicas Química - estudo e ensino Jogos educativos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 18-Jul-2016 |
Referência: | CAIADO, Graziela Silva. Catan químico: uma proposta de relação entre o lúdico e a aprendizagem. 2015. v, 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse trabalho sugere uma relação entre jogos e favorecimento da aprendizagem. Muitos pesquisadores acreditam que jogos e outras atividades lúdicas têm impactos positivos na aprendizagem do aluno, então com base nessas ideias desenvolvemos um jogo para auxiliar o Ensino de Química no Ensino Médio. O jogo que será utilizado é o Catan Químico, uma versão baseada no jogo Catan, com características próprias para a finalidade de Ensino de Química. O jogo Catan é um jogo de tabuleiro, no qual os jogadores representam fazendeiros e precisam reunir recursos para crescer e ganhar o jogo. Os recursos são obtidos ao rolar dados, ou seja, na sorte, porém, como esses recursos serão utilizados para o seu crescimento é o fator determinante para sucesso no jogo. No nosso jogo os jogadores serão cientistas químicos, que além de obter e controlar seus recursos terão que responder a uma pergunta sobre Química toda vez que quiser construir algo. Esse jogo foi aplicado para professores em formação, pois acreditamos que eles possam utilizar essa ferramenta de ensino como estratégia complementar. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons