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Título: Catan químico : uma proposta de relação entre o lúdico e a aprendizagem
Autor(es): Caiado, Graziela Silva
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Aprendizagem
Atividades lúdicas
Química - estudo e ensino
Jogos educativos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: CAIADO, Graziela Silva. Catan químico: uma proposta de relação entre o lúdico e a aprendizagem. 2015. v, 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho sugere uma relação entre jogos e favorecimento da aprendizagem. Muitos pesquisadores acreditam que jogos e outras atividades lúdicas têm impactos positivos na aprendizagem do aluno, então com base nessas ideias desenvolvemos um jogo para auxiliar o Ensino de Química no Ensino Médio. O jogo que será utilizado é o Catan Químico, uma versão baseada no jogo Catan, com características próprias para a finalidade de Ensino de Química. O jogo Catan é um jogo de tabuleiro, no qual os jogadores representam fazendeiros e precisam reunir recursos para crescer e ganhar o jogo. Os recursos são obtidos ao rolar dados, ou seja, na sorte, porém, como esses recursos serão utilizados para o seu crescimento é o fator determinante para sucesso no jogo. No nosso jogo os jogadores serão cientistas químicos, que além de obter e controlar seus recursos terão que responder a uma pergunta sobre Química toda vez que quiser construir algo. Esse jogo foi aplicado para professores em formação, pois acreditamos que eles possam utilizar essa ferramenta de ensino como estratégia complementar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
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