Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EkalyIvonethPortoApangha.pdf780,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores clínicos de reações adversas hematológicas e renais em oncologia
Autor(es): Apangha, Ekaly Ivoneth Porto
Orientador(es): Campos, Alessandra Menezes
Assunto: Oncologia
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: APANGHA, Ekaly Ivoneth Porto. Indicadores clínicos de reações adversas hematológicas e renais em oncologia. 2016. 73 f. Monografia (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Câncer é um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células anormais invasivas. O tratamento consiste em cirurgias, radioterapia e quimioterapia, sendo esta última capaz de atacar células sadias do paciente, o que pode resultar em várias reações adversas. As complicações hematológicas e renais constituem as reações mais temíveis durante a quimioterapia. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estruturar uma lista de indicadores clínicos para detecção dessas reações ocasionadas pelo uso de medicamentos antineoplásicos padronizados no Hospital Universitário de Brasília. O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, na qual as buscas foram feitas em base de dados como PubMed, Micromedex, Science Direct, Dynamed, UpToDate e British National Formulary. As reações adversas hematológicas listadas formam o grupo de mielossupressão e leucemia mielóide, enquanto para as reações adversas renais são constituídas por cistite hemorrágica, doença infecciosa do trato urinário e os mecanismos da nefrotoxicidade. É possível concluir que, mesmo com todos os benefícios da quimioterapia antineoplásica, os pacientes ainda permanecem susceptíveis a reações adversas que, quando não monitoradas adequadamente, podem resultar em morbidades, outras doenças e até mesmo aumentar os índices de mortalidade, elevando também o custo do tratamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2016.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons