Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AntenorNagiPassamani.pdf8,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização de histórias em quadrinhos (HQ’s) na problematização de conteúdos de química
Autor(es): Passamani, Antenor Nagi
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Aprendizagem
Histórias em quadrinhos
Atividades lúdicas
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: PASSAMANI, Antenor Nagi. A utilização de histórias em quadrinhos (HQ’s) na problematização de conteúdos de química. 2016. vi, 130 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A busca por novas formas de ensinar química vem atraindo cada vez mais pesquisadores da área de ensino de química. As atividades lúdicas têm se mostrado um instrumento de aprendizagem bem consistente, pois une diversão e prazer ao realizar essas atividades. As histórias em quadrinhos por serem uma forma de leitura mais simples, com uma forte representação visual, é um dos tipos de leitura de maior sucesso no mundo, com textos simples e diretos. Por ser uma atividade lúdica, podemos unir a criatividade e prazer dos quadrinhos como uma forma de representação social para entender como que os alunos veem a ciência/química a partir da leitura de uma HQ. Essa união comtemplaria os aspectos científicos com aspectos visuais, juntamente com a linguagem dos quadrinhos. Com essa união, queremos entender dos alunos o que eles pensam de química, além de sugerir uma nova ferramenta para auxiliar nos estudos de e possivelmente suprir algumas necessidades de aprendizagem que surgem a partir do ensino das disciplinas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons