Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | - |
dc.contributor.author | Rocha, Júlia Gonçalves da | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Júlia Gonçalves da. Zombicide químico: um jogo de zumbis para trabalhar com situações problemas no ensino de química. 2016. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. | en |
dc.description.abstract | Sabemos que os jogos, de uma forma ou de outra, estão presentes na rotina do ser humano
desde as civilizações mais antigas. Os jogos sempre passam por adaptações, e têm a tendência
de acompanhar os momentos que são vivenciados pela sociedade. Uma das grandes
tendências da atualidade é a “moda dos zumbis”, e como era de se esperar, os mais variados
tipos de jogos também se apropriaram dessa tendência. Zombicide é um dos principais jogos
de tabuleiro sobre zumbis da atualidade. Esse trabalho busca adaptar esse jogo de forma que o
mesmo possa ser uma ferramenta para trabalhar com situações problemas no ensino de
química. Jogos adaptados para o ensino de química são ferramenta capazes de despertar o
interesse dos alunos, mas cabe ressaltar que o interesse não pode ser gerado, ele já existe
intrinsecamente, e é de fundamental importância no processo de aprendizagem. As regras são
fundamentais no uso de jogos ou atividades lúdicas no ensino, ao passo que estas
desempenham o papel de um “contrato social de convivência” entre os participantes. A
contribuição dos jogos na melhoria da indisciplina e da falta de interesse se dá por meio das
regras do próprio jogo, as quais, todos conhecem e não aceitam que outros alunos a burlem ou
usem de trapaças. A adaptação do jogo foi realizada de forma que o jogo ganhou relação com
conteúdos da química, mas suas regras e objetivos principais permaneceram os mesmos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Zombicide químico : um jogo de zumbis para trabalhar com situações problemas no ensino de química | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T16:24:04Z | - |
dc.date.available | 2016-07-18T16:24:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-18T16:24:04Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13717 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Aprendizagem | en |
dc.subject | Jogos educativos | en |
dc.subject | Química - estudo e ensino | en |
Aparece na Coleção: | Química
|