Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarysoldeSousaMorais.pdf420,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizagem em disciplinas experimentais : uma proposta
Autor(es): Morais, Marysol de Sousa
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química experimental
Prática de ensino
Aprendizagem
Química - estudo e ensino
Avaliação de aprendizagem
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 18-Jul-2016
Referência: MORAIS, Marysol de Sousa. Avaliação da aprendizagem em disciplinas experimentais: uma proposta. 2016. vii, 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de propor novas práticas avaliativas que possam ser usadas em disciplinas experimentais de Química e também ressaltar o papel fundamental da avaliação no processo de ensino e aprendizagem: mostrar que a avaliação não deve ser encarada como o objetivo do processo de ensino e aprendizagem e principalmente que esta não deve se resumir a um mero exame classificatório que tem um caráter decisivo e segregador. Para tal foi feito um levantamento dos diversos papéis que a avaliação tem tido no processo de ensino e aprendizagem ao longo da história. A pesquisa foi realizada com os alunos da disciplina de Laboratório de Técnicas de Química Básicas ofertada pela Universidade de Brasília com os quais foi usada uma estratégia avaliativa diferente das propostas nas outras disciplinas experimentais da Universidade de Brasília. Segundo a opinião dos estudantes a estratégia avaliativa adotada contribuiu de maneira significativa para o processo de aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons