Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaCarolinaDiguesdaCosta.pdf855,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Síndrome de Guillain-Barré : uma revisão integrativa de literatura e de dados do sistema único de saúde
Autor(es): Costa, Ana Carolina Digues da
Orientador(es): Sá, Natan Monsores de
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Atenção primária à saúde
Doenças auto-imunes
Síndrome de Guillain-Barré (SGB)
Polirradiculoneurite Aguda
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 15-Jul-2016
Referência: COSTA, Ana Carolina Digues da. Síndrome de Guillain-Barré: uma revisão integrativa de literatura e de dados do sistema único de saúde. 2016. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Ao longo deste trabalho de conclusão de curso é relatado a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), também conhecida por Polirradiculoneurite Aguda, CID G61.0, uma rara doença neurológica, de origem autoimune, cuja progressão se dá por uma sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e superiores, com dor neuropática se estabelecendo em metade dos casos. A SGB tem ganhado no último ano em função de sua associação com a infecção por Zika vírus o que significa que haverá um maior número de pessoas em busca de serviços de saúde que aportem cuidados para afecções raras. Neste sentido, as ações previstas na Portaria nº 199 de 2014, a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras e a Priorização de Protocolos e Diretrizes Terapêuticas para a Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, precisam ser implementadas a fim de garantir o direito a saúde para população afetada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons